Leia notícias nacional e rio-clarense em notas rápidas, na melhor coluna do interior!
Carreata contra ministros do STF foi realizada em Rio Claro
Aproximadamente 40 veículos participaram da carreata realizada na tarde de domingo (7), em Rio Claro. Um ponto principal reivindicado pelo participantes foi a substituição dos ministros do Superior Tribunal Federal (STF). A concentração ocorreu na região do aeroclube. “Fomos até o Tiro de Guerra, representante das Forças Armadas em nossa cidade, para pedir Fora ministros do STF”, disse um dos organizadores que avaliou a manifestação como positiva.
Protesto antirracismo aconteceu no domingo
O manifesto antirracismo aconteceu na tarde de domingo (7), em Rio Claro. O grupo se reuniu próximo a pista de skate da Estação Ferroviária. Os organizadores agradeceram a participação de todos inclusive de muitos jovens. “Foi um movimento pacífico, emocionante ver todos apoiando o momento e, claro, com todas as medidas de prevenção ao coronavírus”, disse uma das organizadoras. O público compareceu usando máscaras e com cartazes. A morte de George Floyd nos EUA incentivou o ato, porém a intenção foi mostrar que todos têm os mesmo direitos e que todas as vidas importam. Em média 100 pessoas participaram.
Oceanos
Com um orçamento de R$ 70 milhões para apoio a projetos socioambientais este ano, dos quais R$ 32,8 milhões para a área ambiental, a Petrobras celebrou ontem (8) o Dia Mundial dos Oceanos, anunciando apoio a quatro novos projetos voltados à proteção do ambiente marinho. Os projetos foram escolhidos por chamada pública do Programa Petrobras Socioambiental, que tem quase 40 anos de financiamento a pesquisas de conservação de espécies e ecossistemas brasileiros.
Petrobras
Lançado em junho do ano passado, o Programa Integrado Petrobras de Proteção de Dutos (Pró-Dutos) já conseguiu reduzir em 31% a perda de combustível por furtos em dutos da empresa. A Petrobras informou ontem (8) que o percentual corresponde a 3,4 milhões de litros de combustíveis que não se perderam por causa dos crimes, o que significa menor ameaça para quem vive no entorno dos dutos.
Funcionários
O secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Paulo Uebel, defendeu ontem (8) as regras da Medida Provisória (MP) 922, que amplia as situações nas quais é possível a contratação de pessoal para atender necessidades temporárias do governo. As regras originais estão na Lei 8.745/93.
A MP foi editada em fevereiro e foi usada para autorizar a contratação temporária de servidores civis federais aposentados para reduzir a fila de 1,8 milhão de pessoas à espera de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O Congresso tem até 29 de junho para votar o texto antes da perda de validade da matéria.
Fotos: Divulgação