Leia a política nacional e rio-clarense em notas rápidas, na melhor coluna do interior!
Crimes eleitorais tendem a crescer na semana que antecede as eleições
Historicamente, a semana que antecede o primeiro turno das eleições gerais no Brasil tende a registrar um crescimento do número de denúncias por crimes eleitorais. Segundo a Polícia Federal (PF), isso se deve à intensificação da disputa pelo voto dos eleitores e exige um incremento da atuação da polícia judiciária eleitoral. Segundo o delegado federal Thiago Borelli, coordenador-geral de Defesa Institucional da PF, cerca de 40% dos 1.660 procedimentos investigatórios instaurados durante o período eleitoral das últimas eleições gerais, em 2014, foram ajuizados na semana que antecedeu o primeiro turno.
Pesquisa
O Ibope divulgou nessa segunda-feira (1º) o resultado da mais recente da pesquisa de intenção de voto na eleição presidencial.
Na frente
Jair Bolsonaro (PSL) aparece com 31% das intenções de votos. O postulante subiu quatro pontos em relação à pesquisa anterior. O petista Fernando Haddad se manteve com 21% das intenções de votos.
Outro candidatos
Ciro Gomes (PDT) aparece com 11%, enquanto o tucano Geraldo Alckmin continua com os mesmos 8% do levantamento anterior. Marina Silva (Rede) tem 4% das intenções de votos e João Amoedo (Novo) está com 3%. Álvaro Dias (Podemos) e Henrique Meirelles (MDB) aparecem com 2% cada um. Cabo Daciolo (Patriota) teve 1% das intenções de votos.
Não pontuaram
Guilherme Boulos (PSOL), Vera Lúcia (PSTU), Eymael (DC) e João Goulart Filho (PPL) não pontuaram.
Brancos e nulos. Brancos e nulos representam 12%, enquanto aqueles que não sabem ou não responderam são 5%.
Margem de erro
A margem de erro é dois pontos percentuais para mais ou para menos. Foram entrevistados 3.010 eleitores entre os dias 29 e 30 de setembro em 208 municipios. A pesquisa, contratada pela TV Globo e O Estado de São Paulo, está registrada no TSE com o número BR- 08650/2018.