Leia notícias nacional e rio-clarense em notas rápidas, na melhor coluna do interior!
Bancos estendem prazo de negativação de clientes inadimplentes
Os bancos e birôs de crédito estenderão o processo de negativação, em geral de 10 dias, para 45 dias, a partir da próxima sexta-feira (17). A decisão foi tomada pela Associação Nacional dos Birôs de Crédito (ANBC) e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Segundo a Febraban, a medida é válida por 90 dias, podendo ser prorrogada.
O objetivo é manter o fluxo de informações para avaliação do crédito e ao mesmo tempo conceder prazo adicional para que credores, consumidores e empresas possam renegociar seus créditos. “Os setores continuam monitorando os impactos da covid-19 e acreditam que, com a colaboração de todos, o país será capaz de enfrentar a pandemia e reduzir seus efeitos negativos sobre a população”, diz a Febraban em nota.
Justiça
O Tribunal de Justiça de São Paulo continua a exercer sua missão de resolver conflitos e garantir direitos, ao mesmo tempo em que toma medidas para auxiliar na contenção da pandemia de Covid-19. Mesmo com magistrados e servidores em trabalho remoto, a Corte paulista já produziu 1.925.776 decisões no período de 16 de março, quando começou o novo sistema de trabalho, até o último dia 12.
Nas decisões de primeiro grau, foram feitos: Despachos – 608.132; Decisões Interlocutórias – 948.446; Sentenças – 238.295. Em segundo grau: Acórdãos – 55.507; Decisões Monocráticas – 6.446; Despachos – 68.950. Face à crise sanitária, o TJSP reconfigurou rapidamente sua estrutura para colocar em funcionamento o trabalho remoto para que a população tenha acesso à Justiça em todas as comarcas do Estado.
Os usuários acessam o sistema de andamento processual por webconnection. Para se ter uma ideia, só em 7 de abril eram 29.101 pessoas conectadas. Além das atividades no sistema, os servidores também trabalham no contato com as partes e seus representantes – que acionam as unidades por e-mail e podem requerer videoconferências com os magistrados –, organização das agendas, pesquisas, entre outras atividades.
Rio de Janeiro
O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, anunciou que testou positivo para o coronavírus. A informação foi divulgada na rede social do governador na tarde dessa terça-feira (14). Em um vídeo postado no Twitter, Witzel explica que começou a sentir os sintomas na última sexta-feira e decidiu fazer o teste. “Quero comunicar a todos que desde sexta-feira não venho me sentindo bem e pedi para que fosse feito o teste para o covid.
Hoje veio o resultado positivo. Tive febre, dor de garganta, perda de olfato. Graças a Deus estou me sentindo bem e continuarei trabalhando aqui do Palácio Laranjeiras, mantendo as restrições e as recomendações médicas. Tenho certeza de que vou superar mais esta dificuldade”, disse Witzel.
Rio Claro se despede do engenheiro José Luiz

Rio Claro
Morreu nessa terça-feira (14), o engenheiro e corretor de imóveis José Luiz Buschinelli Carneiro, aos 70 anos. Vítima de infarto, o rio-clarense estava na capital paulista, onde será cremado em cerimônia restrita aos familiares.
Ele deixa viúva Silvia Elizabete de Magalhães e os filhos Betina (casada com Adriano) e Fábio (casado com Melissa); além de quatro netos.