Leia notícias nacional e rio-clarense em notas rápidas, na melhor coluna do interior!
Auxílio de R$ 2 bi para santas casas vai à sanção presidencial
Em mais uma sessão remota, a Câmara dos Deputados aprovou em regime de urgência, nesta quinta-feira (9), o projeto de lei 1006/20, que prevê a transferência de R$ 2 bilhões da União para santas casas e hospitais sem fins lucrativos (filantrópicos). Os recursos serão destinados à ação coordenada com o Ministério da Saúde e gestores estaduais e municipais do Sistema Único de Saúde (SUS) no combate à pandemia de covid-19.
Na prática, os recursos devem ser utilizados para equipar UTIs que vão receber infectados pelo novo coronavírus. Para dar celeridade à proposta, todas as emendas apresentadas foram rejeitadas, fazendo com que o texto, de autoria do senador José Serra (PSDB-SP), também já aprovado pelos senadores, possa seguir direto à sanção do presidente Jair Bolsonaro.
Monitoramento
Um sistema, feito em acordo com as quatro operadoras de celular – Oi, Tim, Claro e Vivo – vai monitorar e localizar aglomerações que se formarem em todo o estado de São Paulo. Assim, o governo paulista poderá atuar tentando dispersar multidões e advertir as pessoas para que fiquem em casa. O sistema mostra mapas de calor.
As cores quentes ou vermelha indicam os bairros onde há maior movimentação e, as áreas verdes, onde há menos gente circulando. O programa – denominado Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI) – foi lançado ontem (9) pelo governador de São Paulo, João Doria. Segundo ele, o primeiro teste foi feito ontem.
“As quatro operadoras de celular vão passar a monitorar o isolamento social em todo o estado de São Paulo durante a quarentena”, disse o governador, acrescentando que isso não terá custos para o estado.
ETECS
Neste momento em que se faz necessário manter o isolamento social como forma de prevenção à Covid-19, o Centro Paulo Souza (CPS) informa que serão alteradas as datas do Vestibular das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado e do Vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o segundo semestre de 2020. Na hora oportuna, o CPS vai divulgar o novo calendário dos dois processos seletivos.