Leia a política nacional e rio-clarense em notas rápidas, na melhor coluna do interior!
Para Dias Toffoli, ninguém vai desafiar a democracia no Brasil
O ministro Dias Toffoli, que assumiu interinamente a presidência da república na terça-feira (25), afirmou que o Supremo Tribunal Federal (STF) cumprirá seu papel de “garantir a constituição e a lei” durante e após concluído o processo eleitoral. Ele ainda acrescentou que ninguém desafiará a democracia no Brasil.“Tenho certeza que todos os candidatos têm clareza que o respeito às regras do jogo faz parte da possibilidade de uma vitória em um eventual segundo turno. Ninguém vai se arriscar a desafiar a democracia no Brasil. Estamos atentos a defender a democracia no Brasil”. Tofolli ficou apenas um dia no cargo máximo da república, quando Michel Temer (MDB) retornou de uma viagem fora do país.
Campanha
O ex-prefeito de Rio Claro, Du Altimari (MDB), acompanhou o candidato ao governo de São Paulo, Paulo Skaf (MDB), nessa quarta-feira (26), em Pederneiras.
Altimari, que tem acompanhado de perto as discussões e tratativas para fomentar a integração modal do corredor hidroviário Tietê-Paraná, acompanhou a visita do candidato que afirmou que, se eleito, irá investir na hidrovia e na interligação dela com o transporte ferroviário, que é um meio importante de escoamento da produção agrícola no interior de São Paulo.
Obscuro
O Portal da Transparência da Câmara de Rio Claro está desatualizado, conforme constatou a reportagem do Centenário. As matrículas do pessoal do quadro funcional do legislativo fornece dados de 22 de setembro de 2017, tanto para funcionários efetivos como para comissionados. Entre os comissionados, constam assessores exonerados, inclusive, um que foi preso. Vale ressaltar também a navegabilidade no portal, que dificulta a procura pelos dados.
Pena
O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre, diminuiu a pena do ex-ministro José Dirceu pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A corte é revisora das decisões da 13ª Vara Federal de Curitiba, responsável pelos julgamentos dos processos da Operação Lava Jato. Conforme nota do tribunal, a pena de Dirceu pela “prática dos crimes” diminuiu de 11 anos e três meses para oito anos, dez meses e 28 dias de reclusão.
Propostas
Léo Alves, candidato a deputado estadual pelo PSOL, lançou cartilha com suas propostas para Rio Claro e região. Para conferir, basta acessar o link https://goo.gl/gUzqHz.