Leia notícias nacional e rio-clarense em notas rápidas, na melhor coluna do interior!
Rio Claro busca apoio em Brasília para implantar Radioterapia

Amenizar a agonia e preocupação de pacientes que necessitam tratamento oncológico para sobreviver. Nesta luta pela vida, cada dia surge como um novo desafio a ser superado. Atenta às dificuldades enfrentadas por essas pessoas a Câmara de Rio Claro através dos vereadores Ney Paiva e Seron do Proerd, ambos do Democratas, intensificam contatos e unem esforços para que o município possa contar com Centro de Radioterapia.
O tema ganhou força através de Ney Paiva no Plenário do Legislativo em sessão ordinária e conta com apoio de Seron do Proerd. O vereador pontuou as dificuldades de pacientes e seus familiares a partir da demora no agendamento. “Quem está lutando para sobreviver precisa ser atendido com urgência. Esse drama afeta toda a família.
O medo de perder o ente querido é crescente. Precisamos de apoio para que o tratamento via radiologia possa ser feito em Rio Claro”, disse Ney Paiva. Ciente de que o investimento para a implantação do Centro de Radioterapia no município é alto, Seron do Proerd esteve em Brasília nesta semana. O parlamentar participou de reunião no Palácio do Planalto com equipe técnica do presidente Jair Bolsonaro.
A Assessoria Especial da Secretaria Executiva da Casa Civil da Presidência da República foi representada por Pedro Florêncio e Robson Crepaldi no encontro. Para que a Câmara dos Deputados possa auxiliar neste processo, Seron do Proerd também solicitou a presença do deputado federal Guilherme Derrite representado na reunião pelo seu chefe de Gabinete Keynes Teixeira.
Na abertura, o assessor parlamentar Fred Martins apresentou projeto com as especificações técnicas do Centro de Radioterapia. Expôs aos presentes que através de parceria com a Santa Casa de Misericórdia o custo de implantação pode reduzir em até 50%.
Em sua fala, Seron do Proerd ratificou a fala de Ney Paiva ao apresentar números que comprovam o drama dos pacientes oncológicos. De acordo com o vereador, sem ter condições de realizar o tratamento radioterápico, Rio Claro está na fila de espera. “Nossos pacientes convivem com incertezas. Não sabem a data que será confirmada a sessão e quando superam essa barreira, após mais de dois meses de espera são obrigados a se deslocarem para outras cidades.
Precisamos da ajuda do Governo e do Congresso Nacional para reverter este quadro extremamente preocupante”, pontuou Seron. Ciente da gravidade da situação apresentada, técnicos da Presidência da República fizeram os encaminhamentos necessários para que o assunto seja discutido com força pelo governo federal via o Ministério da Saúde. O gabinete do deputado Derrite também se colocou à disposição para que Rio Claro obtenha êxito na implantação do Centro de Radiologia.
Foto: Divulgação