Leia a política nacional e rio-clarense em notas rápidas, na melhor coluna do interior!
Mais de 22 mil não fizeram a biometria em Rio Claro
Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral, até às 2 horas da manhã dessa sexta-feira (20), 22.776 eleitores não haviam feito a biometria em Rio Claro. Ainda, de acordo com o levantamento, dos 154.391 eleitores, 131.615 não realizaram a biometria. Quem não realizou o procedimento já está com o título de eleitor cancelado. Para regularizar a situação, o eleitor deve procurar os cartórios eleitorais a partir do dia 7 de janeiro.
Senado
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), avaliou nessa sexta-feira (20), durante café da manhã com jornalistas, que se a Câmara dos Deputados aprovar apenas a inclusão de estados e municípios e do Distrito Federal nas mesmas regras de aposentadoria aprovadas para os servidores públicos federais na chamada PEC Paralela da Reforma da Previdência (PEC133/19), o Senado estará contemplado.
Pelo menos outros 16 pontos estão no texto que foi aprovado no Senado e aguarda exame de admissibilidade na CCJ da Câmara. Na lista, estão o cálculo mais vantajoso de aposentadores por incapacidade em caso de acidente, regras diferenciadas para profissionais de segurança estaduais e municipais, além transição mais suave para mulheres. Se for aprovada pelos deputados, a PEC Paralela seguirá para uma comissão especial, que deverá analisar o mérito do texto.
Economia
O presidente Jair Bolsonaro disse ontem (20) que a redução da taxa básica de juros, a Selic, resultará em uma economia de R$ 110 bilhões para os cofres públicos. Esta semana, após reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), o Banco Central decidiu reduzir a Selic em 0,5 ponto percentual, chegando a 4,5% – o menor percentual já registrado. “Só de juros, ano que vem, vamos pagar, dada a [redução da] taxa Selic, menos R$ 110 bilhões em juros.
Estamos recuperando o Brasil. Não é fácil”, disse o presidente ao deixar o Palácio da Alvorada nesta manhã. Perguntado sobre a possibilidade de a equipe econômica criar uma nova modalidade de juros, incidente sobre operações bancárias eletrônicas, Bolsonaro disse que a questão ainda está sob estudo, e que a intenção do governo é a de substituir e simplificar impostos.
Foto: Diário do Rio Claro