Leia a política nacional e rio-clarense em notas rápidas, na melhor coluna do interior!
Unimed e INSA promovem oficina de cuidadores
O Instituto Nossa Senhora de Assunção, em parceria com a Unimed Rio Claro, encerrou na ultima quarta-feira (4) a II Oficina de Cuidadores. A oficina formou 31 alunos com habilidades técnicas e humanas para atender as necessidades básicas da população, que necessita de cuidados para realização das suas atividades diárias de vida.
A oficina oferece instrumentos básicos para uma formação adequada. A orientação é realizada pela Enfermeira Paula Marcela Teixeira Capelazzo Aguilar – Enfermeira do Núcleo de Atenção à Saúde da Unimed Rio Claro. Segundo Paula: “Esses profissionais, através de técnicas de cuidado e atendimento humanizado, estão preparados para desempenhar a função de cuidadores no mercado de trabalho”. Para o próximo ano, o INSA, em parceria com a Unimed Rio Claro, estão planejando uma nova turma.
Anticrime
Na reta final dos trabalhos antes do recesso parlamentar, senadores tentam um acordo para conseguir votar o pacote anticrime (Projeto de Lei 10.372/18) ainda neste ano. Aprovado pela Câmara dos Deputados na última quarta-feira (4), o pacote reúne parte da proposta apresentada no início deste ano pelo ministro da Justiça, Sergio Moro, e trechos do texto elaborado pela comissão de juristas coordenada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.
Satélite
O lançamento do satélite CBERS-4A, desenvolvido pelo Brasil em parceria com a China, está marcado para o dia 20, à 0h21, horário de Brasília. O equipamento será lançado a partir do Centro de Lançamento de Satélite de Taiyuan (TSLC – Taiyuan Satellite Launch Center), no país asiático. O evento foi mencionado pelo presidente Jair Bolsonaro em uma publicação no Twitter, na tarde dessa segunda-feira (9).
“No próximo dia 20, serão lançados, da China, o satélite CBERS-4A, para monitoramentos diversos, e o nanossatélite Floripasat. Montado no INPE, com parte de tecnologia nacional, o CBERS-4A faz parte de um acordo de cooperação com a China desde 1988”, escreveu o presidente.
PM’s e Bombeiros
O Plenário do Senado pode aprovar nessa terça-feira (10) o projeto de Jorginho Mello (PL-SC) que bane a prisão disciplinar de PMs e bombeiros da legislação brasileira (PLC 148/2015). O texto acaba com os Regulamentos Disciplinares, estabelecidos no auge do regime militar, que determina que o controle disciplinar dos policiais militares e bombeiros devem se basear no Regulamento Disciplinar do Exército.