Leia a política nacional e rio-clarense em notas rápidas, na melhor coluna do interior!
Rio Claro se despede do advogado Mário Akamine
Nessa quinta-feira (21), morreu, em Rio Claro, aos 79 anos, o advogado Mário Akamine, que deixa a esposa Aparecida Yogui Akamine, os filhos Erico, casado com Carolina; Graziela, casada com Fábio; além de dois netos. Seu sepultamento se deu também nessa quinta, no Cemitério São João Batista. Reconhecimento.Em 2015, em uma iniciativa do então vereador João Teixeira Júnior, o Juninho da Padaria, Mario Akamine foi agraciado com uma Moção de Congratulações e Louvor.
À época, o atual prefeito assim justificou a honraria: “Ao Dr. Mário Akamine, da subseção Rio Claro, participante do convênio OAB e Defensoria Pública, que militou na defesa dos direitos dos cidadãos carentes sem condições de arcar com custos processuais, dando demonstração de cidadania e amor à profissão, que é essencial à administração da justiça e peça fundamental para defesa de um estado democrático de direito.” Antes de se dedicar ao direito e se notabilizar no ofício, Akamine atuava no ramo da estética, como cabeleireiro. Optou por deixar as tesouras para cursar e dedicar-se à vida judicial.
Piracicaba
O prefeito Barjas Negri entregou à população o campo de futebol do bairro Cecap. O equipamento público, que fica na esquina das ruas Ibraim Nobre com Afonso José Fioravante, foi totalmente revitalizado. A comunidade participou da cerimônia, que teve as presenças, também, do secretário de Defesa do Meio Ambiente, José Otávio Menten, do secretário de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, Pedro Mello, do presidente da Câmara de Vereadores, Gilmar Rotta, e do vereador José Aparecido Longato. A obra de revitalização do Campo de Futebol do Cecap, que possui uma área total de 6.240 m, teve investimento de R$ 139,5 mil.
Contemplou a construção de duas unidades de bancos de reserva, um bebedouro, 244 m2 de calçadas externas, na rua Ibraim Nobre, e construção e melhoria no acesso aos vestiários. Também foram trocados os alambrados de postes de concreto por 700 m2 de alambrado metálico e feita a reforma e pintura dos alambrados metálicos existentes. O gramado foi reparado, com o plantio de 700 m2 de grama esmeralda. As traves do campo de futebol também foram trocadas.
Limeira
A atuação da Prefeitura de Limeira para reverter o atual quadro de judicialização de medicamentos foi o tema de uma reunião nessa quinta-feira (21) entre as secretarias de Saúde e Assuntos Jurídicos, a Vara da Infância e Juventude, a Vara da Fazenda Pública e a Defensoria Pública. Os dados apresentados mostram que, de março a outubro, o novo modelo de gestão implantado pela pasta conseguiu evitar a abertura de 314 processos judiciais, de um total de 501.
De acordo com o secretário de Saúde, Vitor Santos, cabe ao gestor público a atuação para evitar a judicialização de medicamentos e outros procedimentos de saúde, atendendo às demandas da área, conforme os critérios do Sistema Único de Saúde (SUS). Partindo desse princípio, a pasta criou uma instância administrativa para receber essas demandas antes de serem judicializadas.