Leia a política nacional e rio-clarense em notas rápidas, na melhor coluna do interior!
7º Afropira leva cultura afro-brasileira ao Engenho Central
Em homenagem ao Dia da Consciência Negra, acontece nesta quarta-feira (20), a partir das 13 horas, no Engenho Central, o 7º Afropira, que reunirá diferentes linguagens da cultura afro-brasileira. A realização é da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo, com organização da W Cultural, vencedora da licitação.
A entrada é gratuita. “O Afropira mantém o objetivo de levar à população de Piracicaba e também às pessoas de outras cidades que nos visitam, a riquíssima cultura afro, de fundamental importância para a cultura brasileira, de forma geral. Teremos uma série de atrações, num evento que promove a valorização e a reflexão”, afirma Rosângela Camolese, secretária municipal da Ação Cultural e Turismo.
As atrações do palco principal são: Grupo de Dança Afro, Afro Jazz, Reggaeton Hip Hop, Teatro, Capoeira, Rappers, diversos cantores, Maracatu, Bate Lata e Grupo de Samba. No Espaço Hip Hop e espaço Oficinas haverá oficinas de Dança Afro, Percussão, Maracatu, Kizomba/Semba, Gafieira, Samba de Roda, grupos de Break, Krump, Dança de Rua, Batalha de MCs e DJs.
Limeira
A Biblioteca Municipal Professor João de Sousa Ferraz realiza hoje (19), às 14h30, a oficina “Confecção de Brinquedo Africano – Yoté”, voltada para crianças a partir de seis anos. A realização é da Prefeitura de Limeira, por meio das Secretarias de Cultura e Educação. Com materiais simples, encontrados em casa, os participantes aprenderão a confeccionar o brinquedo de origem africana Yoté, um jogo matemático de confronto entre dois jogadores em que o tabuleiro é, muitas vezes, improvisado diretamente no solo.
Classificado entre os melhores jogos de tabuleiro do mundo, ele desenvolve o raciocínio e a observação. As suas regras, apesar de simples, permitem uma grande variedade de movimentos e jogadas que originam mudanças repentinas no decorrer da partida, exigindo dos jogadores um raciocínio rápido e criativo, desde o posicionamento da primeira peça até a percepção de que se ganhou ou perdeu a partida.
A oficina é gratuita, sendo que escolas, instituições ou grupos interessados devem realizar agendamento prévio pelo telefone 3442-6539. A Biblioteca Municipal fica no Parque Cidade, localizado na rua José Botelho Veloso, s/n, Vila São João.
Araraquara
Jorge Aragão é a atração principal do Dia da Consciência Negra, em Araraquara, e essa celebração também contará com a participação de artistas locais: Grupo Rá-Isis e Conversa de Botequim abrilhantam ainda mais a festa desta quarta-feira, 20 de novembro.
A programação gratuita é realizada pela Prefeitura de Araraquara, por meio da Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, ligada à Secretaria de Planejamento e Participação Popular – e COMCEDIR (Conselho Municipal de Combate à Discriminação e ao Racismo).