Leia a política nacional e rio-clarense em notas rápidas, na melhor coluna do interior!
Vereadores aprovam programa Empresa Amiga da Segurança
Projeto de lei 103/2018, de autoria do vereador Seron do Proerd (Democratas), que cria o programa “Empresa Amiga da Segurança” em Rio Claro, foi aprovado na sessão da Câmara dessa segunda-feira (17). O programa tem como finalidade contribuir na manutenção de estruturas das unidades de segurança pública na cidade. O objetivo é estimular pessoas jurídicas a contribuírem para a melhoria da estrutura de delegacias de polícia, Batalhões da Polícia Militar, Base da Guarda Civil Municipal e presídios.
A participação deve ser feita em forma de doações de materiais de papelaria e higiene, realização de obras de manutenção, conservação, reforma e ampliação das infraestruturas. Segundo Seron, o projeto auxiliará os profissionais da segurança pública que, diante da crise econômica, estão sem condições básicas de trabalho. “A solidariedade é peça fundamental do projeto. A união de todos os setores da sociedade pode contribuir no auxílio da melhoria das condições de trabalho dos profissionais da segurança de Rio Claro, que agem diretamente na nossa sociedade”, disse.
Barrado
O TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) negou, na segunda-feira (17), o registro de candidatura de Marcelo Candido (PDT) ao governo de São Paulo. A decisão teve como base a Lei da Ficha Limpa. Cândido, que já foi prefeito de Suzano e estudou na Unesp de Rio Claro na década de 1970, era a aposta de Ciro Gomes para alavancar votos no Estado.
Ato
No dia 29 deste mês, com concentração no Aeroclube de Rio Claro, o grupo intitulado Direita Rio-clarense realiza carreata em prol do candidato à presidência, Jair Bolsonaro (PSL). Atividade está marcada para às 14 horas.
Cobrança
O vereador Ney Paiva (Democratas) questionou a secretaria de Mobilidade Urbana se será instalado ou não semáforo de direita livre na Avenida Presidente Tancredo Neves, cruzamento com a Rua 2, no Jardim Inocoop.
Moção
Rogério Guedes (PSB) apresentou Moção de Aplausos ao 3º Cartório de Rio Claro pelo bom relacionamento com as forças de segurança da cidade.
Horário
O vereador Adriano LaTorre (Progressistas) pediu que seja alterado o primeiro horário do ônibus da linha 16, Jardim Guanabara II, para às 6 horas, já que, segundo o parlamentar, o primeiro horário atual é às 6h40. Mudança facilitaria utilização da linha por trabalhadores e alunos, conforme informou o progressista.
Transparência
O vereador Pastor Anderson (MDB) questinou a prefeitura o motivo do painel da transparência, localizado na Avenida 3 com a Rua 3, estar desligado. Ele quer saber quando o dispositivo será ligado. O painel tem objetivo de demosntrar números e valores de gastos públicos, conforme explica no requerimento.
Cerco
Na terça-feira (18), a Guarda Civil Municipal, em continuidade à fiscalização de veículos que atuam no transporte de alunos nas escolas do município, recolheu mais uma van escolar irregular. Segundo informação da GCM, o condutor não apresentou autorização e a van não estava caracterizada como veículo escolar.