Leia a política nacional e rio-clarense em notas rápidas, na melhor coluna do interior!
Posto digital de atendimento do INSS é inaugurado em Rio Claro
O Sindicato dos Químicos de Rio Claro, em parceira com o Sindicato Nacional dos Aposentados, inaugurou um Posto oficial de Atendimento do INSS em sua sede nessa segunda-feira (28), em Rio Claro. O INSS Digital é um novo sistema de atendimento, destinado a todos os cidadãos para a requisição de benefícios, encurtando a tramitação e análise das solicitações.
Nesse modelo, a documentação é digitalizada e encaminhada virtualmente. Ao final, o requerente recebe um número, permitindo que ele acompanhe todo processo. Para o presidente do sindicato, Francisco Quintino, o Posto é mais uma forma de ampliar o trabalho do sindicato na prestação de serviços à comunidade.
O presidente da Fequimar e 1º secretário da Força Sindical, Sergio Luiz Leite, o Serginho, que também é diretor do sindicato local, parabenizou a todos e reforçou a importância da iniciativa – que oferece um serviço diferenciado à base de associados e também a toda a sociedade. O serviço, que vai estar disponível para toda população do município, vai funcionar na sede do sindicato, localizada na Rua 3-A, 144, no bairro Vila Alemã.
Hospital Público
Diferente do que foi publicado na edição desse domingo (27), o terreno que deve ser doado para a construção de um hospital público em Rio Claro tem 11 mil metros quadrados e não “mil metros”, como foi gravado na matéria ‘Assembleia define diretoria para o Movimento Pró-Hospital Público”.
Chuvas
Na noite de domingo (27), o Centro de Análise e Planejamento Ambiental (Ceapla), da Unesp Rio Claro, registrou 34,8 milímetros de chuvas no município. “Elas [as chuvas] se concentraram no começo da noite.
Registramos alguns pontos de alagamento que não chegaram a trazer transtornos maiores, pois rapidamente houve o escoamento das águas e a normalização do trânsito”, destacou o técnico do Ceapla, Carlo Burigo.
De acordo com ele, foram registradas ainda quedas de árvores nos bairros Cidade Jardim, Vila Indaiá e Jd. América, mas, segundo as informações, não houve maiores decorrências. Houve relatos também de granizo em alguns pontos da cidade.
Energia
O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, disse nessa segunda-feira (28) que há a uma boa expectativa de chuvas para o próximo verão. Na avaliação do ministro, deve haver recuperação dos reservatórios das usinas hidrelétricas nos próximos meses, apesar da baixa nas precipitações ter levado a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a acionar a bandeira tarifária vermelha.
“As expectativas são positivas no sentido do regime de chuvas para o próximo período de verão”, disse ao comentar a alta dos preços da eletricidade após participar da abertura 19º Conferência Internacional Datagro sobre Açúcar Etanol. Na última sexta-feira (25), a Aneel informou que a bandeira tarifária para o mês de novembro será a vermelha, no patamar 1, quando há um acréscimo de R$ 4 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Em outubro, a bandeira foi a amarela, cujo acréscimo na conta é de R$ 1.