Leia a política nacional e rio-clarense em notas rápidas, na melhor coluna do interior!
Comissão da Mulher Advogada pede abertura da DDM em tempo integral
A Comissão da Mulher Advogada da 4ª Subseção da OAB Rio Claro entregou, na manhã dessa terça-feira (22), abaixo-assinado com 6.589 adesões, solicitando a abertura 24 horas da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) do município. O pedido foi recebido pelo secretário executivo da Polícia Civil do Estado de São Paulo, Youssef Abou Chain, que elogiou o trabalho desenvolvido pela Comissão em apenas seis meses. Chain explicou que estão sendo viabilizadas dez unidades da DDM por ano com abertura 24 horas, sendo que as deste ano já foram liberadas. Contudo, ele se comprometeu a enviar o pedido de Rio Claro para ser avaliado.
Os municípios que estão sendo beneficiados possuem índices elevados de violência doméstica e contra a mulher. A presidente da Comissão da Mulher Advogada, Juliana do Amaral Gobbo, foi acompanhada da membro da comissão Roseli Aparecida Correia, da coordenadora regional da Comissão da Mulher Advogada, Ionita Krugner, e a presidente estadual da Comissão da Mulher Advogada, Cláudia Patrícia Luna. A vereadora Carol Gomes (PSDB) também participou da entrega do abaixo-assinado e defendeu a DDM 24 horas.
O abaixo-assinado foi lançado durante as comemorações da Semana da Mulher, em março deste ano, com o objetivo de ampliar o horário de atendimento da delegacia especializada. Atualmente, a unidade funciona em horário comercial, o que dificulta o registro de crimes de violência contra a mulher e também inibe a denúncia. “Nosso trabalho agora será de acompanhar o trâmite do pedido e tentar buscar apoio para que nossa solicitação seja atendida, já que os índices de violência na cidade são consideráveis”, disse Juliana Gobbo.
Concult
O Conselho Municipal de Política Cultural (Concult) convoca a V Conferência Municipal de Cultura de Rio Claro, prevista para acontecer nos dias 25, 26, 27 e 28 de novembro, sempre das 18 às 22 horas, no espaço cultural Sociedade Philarmônica Rioclarense. A informação foi publicada no Diário Oficial Eletrônico dessa segunda-feira (21) e é assinada pela presidente do Concult, Maya Riemi Onishi.
Educação
O reverendo Juliano Bernardino de Godoy utilizou a Tribuna Livre da Câmara de Rio Claro nessa segunda-feira (21) para falar sobre sua pesquisa de mestrado denominada “O Ginásio Vocacional de Rio Claro (1963-1970): perspectivas educativas e contribuições históricas”. Na fala, o pesquisador explicou a importância do modelo inovador e revolucionário adotado pelo colégio ainda nos anos de 1960 e defendeu a pesquisa realizada nas universidades brasileiras.
“Como bolsista do CNPQ durante dois anos de forma integral, na universidade, apesar de muitos falarem diferente, se produz conhecimento, produz cultura e informação. Grandes países do mundo, por mais períodos de crise, investem em cultura e educação. A ciência brasileira deve ser valorizada com suas agências de fomento CNPQ e Capes, enaltecendo os profissionais de educação”, enfatizou o reverendo pesquisador.
Nome mantido
O ex-prefeito Du Altimari (MDB) afirmou que seu nome continua à disposição para a disputa das eleições em 2020. Ele se manifestou acerca do despacho assinado pelo desembargador Evaristo Costa, que negou o recurso extraordinário no último dia 17 deste mês contra sua sentença por improbidade. Altimari lembrou que o processo foi arquivado na justiça local. “Ganhamos em Rio Claro, perdemos [na justiça estadual] e estamos esgotando todos os recursos em São Paulo. Um problema com um funcionário em R$ 7 mil acredito não vai me tirar da disputa”, destacou ao Diário.
Treta forte
A deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) afirmou que o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e seus assessores mantêm perfis falsos em uma rede social e que existe um grupo responsável por produzir campanhas de difamação e informações falsas no governo.