Leia a política nacional e rio-clarense em notas rápidas, na melhor coluna do interior!
Senado aprova obrigação de exame em 30 dias para diagnóstico de câncer
O Senado aprovou nessa quarta-feira (16) o projeto de lei que fixa prazo de 30 dias para a realização de exames de diagnóstico de câncer pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A matéria segue para sanção presidencial. O texto estabelece um limite de até 30 dias para realização dos exames necessários nos casos em que tumores cancerígenos sejam a principal hipótese do médico.
O prazo somente será aplicado quando houver solicitação fundamentada do médico responsável. O dispositivo altera a lei atual, que estabelece o início do tratamento pelo SUS em no máximo 60 dias a partir do diagnóstico do câncer (Lei 12.732/12). O relator da matéria na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), senador Nelsinho Trad (PSD-MS), ressaltou que o tempo de identificação da doença impacta no tratamento e na sobrevida do paciente.
“Casos mais avançados, mesmo que submetidos ao melhor e mais caro tratamento disponível, têm chance muito menor de cura ou de longa sobrevida, quando comparados aos casos detectados e tratados ainda no início. Em resumo, o momento da detecção do câncer impacta decisivamente a sua letalidade, ou seja, o percentual de pessoas acometidas que vêm a falecer por causa da doença”, disse Trad. O senador citou que estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), durante o ano de 2018, indicam que ocorreram 300.140 novos casos de neoplasia maligna entre os homens e 282.450 entre as mulheres.
Santa Gertrudes
O vice-prefeito de Santa Gertrudes, Glalson Chamon (PSDB), pode ser um dos nomes para disputar o cargo de prefeito nas eleições de 2020. O nome ainda não foi oficializado pela convenção partidária, mas tudo leva a crer que seu nome será indicado, já que o atrito com o grupo do prefeito Rogério Pascon (PTB) se tornou evidente.
Chamon foi veredor em 2004, 2008 e 2012. No segundo mandato de Pascon, foi convidado para integrar o grupo. No entanto, o atual prefeito de Santa Gertrudes já anunciou Miguel Ribeirão como pré-candidato pelo grupo. Ao Centenário, Pascon já declarou em entrevista que gostaria que Chamon participasse do grupo.
Progressistas
Em reunião realizada na terça-feira (15), os partidos MDB, PTB, PSD, acompanhados pelo Cidadania, PDT, PSC e PV, lançaram o “Movimento Desenvolve Rio Claro”. A movimentação tem como objetivo fazer um debate sobre o processo eleitoral de 2020, tendo em vista viabilizar um candidato para disputar o pleito eleitoral.
O MDB colocou à disposição o nome do ex-prefeito Du Altimari, o PTB apresentou os nomes do ex- presidente da Câmara Valdir Andreeta e do presidente do Sindimuni, Tu Reginato. Já o PSD, apresentou o nome do candidato às eleição em 2016, Gustavo Perissinoto.