Leia a política nacional e rio-clarense em notas rápidas, na melhor coluna do interior!
PGR pede ao STJ rejeição do recurso de Lula no caso Triplex
A Procuradoria Geral da República (PGR) pediu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) que rejeite recurso apresentado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contra a condenação no caso do triplex, em Guarujá. O documento foi protocolado na noite de sexta-feira (14).
O recurso especial tenta reverter a condenação em segunda instância confirmada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) em janeiro. Desde abril, Lula está preso em Curitiba, onde começou a cumprir pena de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro em uma cela especial da superintendência da Polícia Federal (PF). O parecer, assinado pela subprocuradora-geral da República, Aurea Pierre, que atua no STJ, contesta a argumentação da defesa e diz que o recurso não deveria nem ser julgado.
Segundo ela, a decisão que manteve a condenação não contrariou lei federal, nem deu interpretação diversa de qualquer outro tribunal sobre o tema. PROCESSO – No dia 6 de setembro, depois do tribunal regional aceitar recurso, processo chegou ao STJ por meio eletrônico. O ministro João Otávio de Norornha afirmou que o recurso deve ocorrer rapidamente. Uma eventual absolvição de Lula no STF poderia tirá-lo da prisão e torná-lo apto a disputar eleições.
PSB
Na última terça-feira (11), vereadores e suplentes do PSB participaram de reunião onde discutiram os trabalhos do legislativo e do Executivo, as novas regras para 2020 e fim das coligações partidárias para eleições proporcionais. Erleson Pereira, secretário interino da sigla no município, destacou as mudanças no partido. “O PSB local passa por uma adequação e reformulação tranquila e de valorização interna. Aparamos as arestas e alinhamos. Desta forma, cuidamos primeiramente e damos atenção merecida e voz àqueles que deram a ‘cara para bater’ nas eleições municipais em 2016. Agora, estamos de portas abertas para receber novos filiados, interessados em participar das decisões atuais e melhoria da cidade”, informou.
Convite
Nesta edição, estreia a coluna Tempestade de Amianto, escrita pelo jornalista Odair Favari, na qual ele discorre sobre o cenário político e oferece suas impressões acerca das eleições deste ano (veja na página 2). O jornalista se junta ao time de colunistas políticos do Centenário formado por Carlos Brickman, Ludmar Gonzales, Eduardo Sócrates e Lourenço Favari. A coluna pretende ainda pluralizar o debate e reforçar o compromisso de oferecer ao leitor uma visão ampla da situação política nacional.