Leia a política nacional e rio-clarense em notas rápidas, na melhor coluna do interior!
Haddad sobe e Jair Bolsonaro segue na frente, diz DataFolha
Nova pesquisa do instituto DataFolha mostra o candidato Jair Bolsonaro (PSL) com 26% das intenções de voto. Fernando Haddad (PT), que ocupou o lugar do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, atingiu 13% e está empatado com Ciro Gomes (PDT), que tem o mesmo percentual. Geraldo Alckmin (PSDB) obteve 9% dos votos e Marina Silva (Rede) é a candidata de 8% dos entrevistados. Alvaro Dias (Podemos), Henrique Meirelles (MDB), João Amoêdo (Novo) marcam cada um 3% das intenções de voto.
Também estão empatados Cabo Daciolo (Patriota), Guilherme Boulos (PSOL) e Vera Lúcia (PSTU), com 1%. João Goulart Filho (PPL) e Eymael (DC) não pontuaram. Treze por cento dos entrevistados declaram votar em branco ou nulo; e 6% não sabem ou não responderam. O levantamento foi divulgado sexta-feira (14) e ouviu 2.820 eleitores em 187 cidades.
A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi contratada pelo jornal Folha de São Paulo e pela Rede Globo e registrada com o número BR05596/2018 na Justiça Eleitoral. Na comparação com a pesquisa realizada na última segunda-feira (10), Jair Bolsonaro oscilou dois pontos percentuais, Fernando Haddad cresceu quatro pontos percentuais e Ciro Gomes manteve-se estável. Geraldo Alckmin perdeu um ponto percentual e Marina Silva desceu três pontos.
Hidrovias
Alternativas técnicas para garantir o funcionamento da hidrovia Tiete-Paraná foram discutidas em reunião na ultima terça-feira (11), na Agência Nacional de Águas (ANA). O objetivo é garantir a navegabilidade da hidrovia até o final do ano. Em 2017, o sistema hidroviário Tiete-Paraná bateu recorde, chegando a 8,95 milhões de toneladas transportadas. Du Altimari, ex-prefeito e atual assessor especial da Presidência da República, tem acompanhado de perto as discussões e tratativas. “Fomentar a integração modal no corredor hidroviário Tiete-Paraná é fundamental. Os números atingidos no ano passado comprovam isso”, disse. A próxima reunião está marcada para outubro.
Fiscalização
Depois de diversas denúncias do Sindicato dos Transportadores Autônomos Rodoviários de Rio Claro (Sintrarc) e de ‘vanzeiros’ do município de Rio Claro, a Guarda Municipal apreendeu a primeira Van irregular nas imediações da Escola Municipal Professora Diva Marques Gouvea. O veículo foi guinchado e o condutor multado, conforme informado pelo sindicato. Ao Centenário, o Sintrarc reforça a importância dos ‘vanzeiros’ (motoristas que trabalham com van escolar) realizarem denúncias de veículos clandestinos atuando na cidade para que a fiscalização seja efetiva.