Leia a política nacional e rio-clarense em notas rápidas, na melhor coluna do interior!
Caixa abre neste sábado para atender saques do FGTS
A Caixa informou em nota que realiza atendimento neste sábado (14), das 9 às 13 horas. O objetivo é atender aos saques do crédito em conta do Saque Imediato do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). “As unidades terão atendimento exclusivo para realizar o pagamento, solucionar dúvidas, promover acertos de cadastro dos trabalhadores e emitir senha do Carrtão Cidadão”, informou.
O banco fará o depósito automático para quem tem conta poupança no banco, seguindo calendário de mês de nascimento. Quem nasceu em janeiro, fevereiro, março e abril recebe primeiro. Os próximos a ter acesso ao saque são os nascidos em maio, junho, julho e agosto, no dia 27 deste mês. Em seguida, no dia 9 de outubro, será a vez dos nascidos em setembro, outubro, novembro e dezembro. Segundo a Caixa, cerca de 33 milhões de trabalhadores receberão o crédito automático na conta poupança.
Os clientes do banco que não quiserem retirar o dinheiro têm até 30 de abril de 2020 para informar a decisão em um dos canais divulgados pela Caixa: site, Internet Banking ou aplicativo no celular. Os clientes da Caixa que têm conta corrente podem fazer o pedido de crédito em conta por meio dos canais de atendimento. Para aqueles que não têm conta poupança na Caixa, aberta até o dia 24 de julho de 2019, ou conta corrente, o calendário começa no dia 18 de outubro, para os nascidos em janeiro, e vai até 6 de março de 2020, para os nascidos em dezembro.
PGR
Procuradores que ocupam importantes cargos na Procuradoria-Geral da República (PGR) e em forças-tarefa afirmam que poderão deixar seus postos numa eventual gestão de Augusto Aras à frente do órgão. “Se for necessário para defender o interesse público ou repudiar algo que seja errado, romperemos”, afirmam investigadores.
Amazônia
O presidente da República em exercício, Hamilton Mourão, afirmou nessa sexta-feira (13) que o governo pretende renovar, nos próximos dias, a ordem para atuação das Forças Armadas no combate às queimadas e ao desmatamento na Amazônia. O decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) foi assinado pelo presidente Jair Bolsonaro em 23 de agosto e vale até 24 de setembro. Já na assinatura do decreto o governo dizia que a operação poderia ser renovada, se necessário, até novembro, quando acaba a temporada de estiagem.
Filantrópicas
O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou nessa sexta-feira (13) que o governo vai trabalhar no Senado para retirar da chamada PEC paralela da Previdência o trecho que estabelece cobrança gradual de contribuições previdenciárias de entidades filantrópicas. A proposta de emenda à Constituição paralela tramita no Congresso junto a com a PEC original da reforma da Previdência.
A proposta paralela foi aprovada na semana passada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e será analisada no plenário da Casa. Se for aprovada, seguirá para a Câmara. O texto prevê, entre outras medidas, o aval para que estados e municípios adotem as regras do regime próprio da Previdência dos servidores da União, por meio de aprovação de lei ordinária pelas assembleias legislativas.
Prorrogação
O presidente da República em exercício, Hamilton Mourão, ficará no cargo até a próxima segunda-feira (16). A interinidade do vice na Presidência da República, que se encerraria na quinta-feira (12), foi prorrogada por quatro dias, informou o Palácio do Planalto.