Leia a política nacional e rio-clarense em notas rápidas, na melhor coluna do interior!
CONFIRMAÇÃO
O PCdoB confirmou nessa quarta-feira (1º) o nome de Manuela d’Ávila como candidata a presidência da República. Na convenção nacional da sigla, que ocorreu em Brasilia, a comunista defendeu a liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e fez críticas ao governo do emedebista Michel Temer.
NADA CERTO
O ministro Luiz Fux, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), rejeitou ação apresentada pelo cidadão Manoel Pereira Machado Neto, que pedia a “imediata declaração de inelegibilidade” do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), preso na operação Lava Jato, antes mesmo da candidatura. A rejeição de Fux aconteceu por considerar que o cidadão não tinha legitimidade para o pedido. No entanto, ressaltou que em seu entendimento há uma “inelegibilidade chapada” (evidente, notória) na eventual candidatura do petista. O Partido dos trabalhadores deve anunciar o nome de Lula no sábado (4) e terá até 15 de agosto para registrar a candidatura, enquanto o TSE terá até o dia 17 de setembro para julgá-la.
JOGADA
Em acordo feito nesta-quarta (1º), o PT firmou compromisso com PSB para apoiar os candidatos aos governos de Amazonas, Amapá, Paraíba e Pernambuco, em troca da neutralidade da sigla na eleição presidencial. A ação teve como objetivo deixar a candidatura de Ciro Gomes (PDT), que vinha tentando atrair o PSB para coligação, isolada na corrida ao Palácio do Planalto.
DESISTENTE
O PSC desistiu de ter candidato próprio à presidência da República e indicou Paulo Rabello, nome que foi aprovado na convenção da sigla para a disputa no cargo mais importante do país, para ser vice de Álvaro Dias (Podemos). O anúncio foi feito nessa quarta-feira (1º) pelo presidente do PSC, Pastor Everaldo, na presença de Rabello e Álvaro. Na manha do mesmo dia, o Partido Republicano Progressista (PRP) também oficializou apoio à candidatura de Álvaro Dias ao Executivo Federal.