Leia a política nacional e rio-clarense em notas rápidas, na melhor coluna do interior!
Regularização fundiária no Vale do Ribeira é tema de audiência pública
A secretaria Especial de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Governo Federal promove nesta terça-feira (27) uma Audiência de Sessão Pública em Miracatu (SP), município do Parque Estadual do Jurupará, situado a cerca de 44 km de Registro. A pauta abordará as principais problemáticas enfrentadas no Vale do Ribeira, entre elas a regularização fundiária, questões de demarcações indígenas e licenças ambientais, entre outros temas.
O evento acontece no Plenário da Câmara Municipal de Miracatu, às 14 horas, e contará com a presença do vice-ministro da Agricultura, Nabhan Garcia, do presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcelo Xavier, do Superintendente do Ibama de São Paulo, Davi de Sousa Silva, e demais autoridades estatais e privadas da sociedade.
MDB
A presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Simone Tebet (MDB-MS), defendeu a formação de uma grande coalizão de centro para ajudar o país a sair dos extremismos de esquerda e direita. Para ela, o MDB é o partido capaz de unir forças e conversar com todas as correntes ideológicas. “Muito em breve, o MDB vai ser chamado novamente a fazer parte da história. Quando as democracias no mundo se enfraquecem, é necessário um grande partido de centro para chamar à razão”, afirma.
A senadora admite, porém, que o MDB precisa fazer um mea-culpa. “Ter humildade de reconhecer que errou, que esteve ao lado de governos, sejam eles quais forem, só por fisiologismo, por toma lá dá cá, por ministérios, considerada a velha política ou no sentido da política errada”.
Ela ressalta que enfrentou Renan Calheiros na disputa para a presidência do Senado, para dizer que a sigla tem quadros novos e quer mudar. A ala feminina do partido sugere seu nome para a presidência do MDB. Ela se sente honrada, mas diz que sua missão agora é estar no Senado conduzindo a legenda para a formação de um centro democrático.
Queimadas
A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, disse ontem (26), em São Paulo, que o ministério vai fazer campanhas para incentivar que produtores usem outros métodos, e não as queimadas, para abrir áreas na região da Amazônia.