Leia a política nacional e rio-clarense em notas rápidas, na melhor coluna do interior!
Aspacer negocia na Bolívia compra direta de gás natural
O diretor de relações institucionais e governamentais da Aspacer, Luís Fernando Quilici, viaja neste domingo (18) para a Bolívia, onde vai iniciar as negociações para a compra direta de gás. Quilici permanece no país até quarta-feira (21). “Vou representando a indústria cerâmica ao lado de um colega representante da indústria do vidro, os dois maiores setores que consomem gás no país”, disse à reportagem.
O início das negociações só será possível por conta dos contratos de importação do produto via Gasoduto Brasil-Bolívia, com uma potencial queda no preço de até 40% ao longo dos anos. Quilici destacou que o contrato com a Petrobrás vence neste ano e a partir do próximo ano as empresas poderão negociar livremente. “Não vai acontecer agora, mas devido à saída da Petrobrás do mercado, vai abrir para que empresas privadas possam negociar diretamente com os produtores de gás. A ideia nesta viagem é estabelecer algumas pontes com possíveis vendedores de gás”, esclarece.
Armas
O projeto de lei que altera as regras para o porte e posse de armas pode ser votado pela Câmara dos Deputados na semana que vem. A proposta consta da previsão de pauta do plenário, para ser discutido e votado em sessão marcada para terça-feira (20). Na última quarta-feira, o relator do texto, Alexandre Leite (Democratas-SP), divulgou o parecer sobre o tema, horas depois de a Câmara aprovar um requerimento de tramitação em urgência (o que permite a votação diretamente em plenário, sem votação em comissões).