Leia a política nacional e rio-clarense em notas rápidas, na melhor coluna do interior!
Arquivo Municipal vai melhorar armazenamento de documentos

O Arquivo Público e Histórico de Rio Claro vai melhorar as condições de acondicionamento de documentos, para maior conservação do acervo. Caixas de polipropileno vão substituir as de papelão onde hoje estão guardados os jornais antigos e o rol de impostos arquivados pela autarquia, materiais bastante consultados pela população.
“É uma melhoria necessária e de caráter preventivo, pois o papelão é ácido e propício ao aparecimento de fungos, o que é nocivo a longo prazo para os documentos”, explica a superintendente do Arquivo Público, Monica Frandi Ferreira. De imediato, 700 caixas estão sendo trocadas.
No total, 1.400 unidades serão utilizadas. A confecção das novas caixas está sendo feita em parceria com o Arquivo Público do Estado de São Paulo (Apesp). A expectativa é de que o primeiro lote de caixas seja entregue no mês que vem. O Apesp e o Arquivo Público de Rio Claro mantêm termo de cooperação que inclui orientações sobre a confecção das caixas de polipropileno.
Na quarta-feira (3), funcionários do Arquivo Municipal se reuniram na capital paulista com equipe do Arquivo Público do Estado de São Paulo (Apesp) para definir detalhes sobre o assunto. Participaram o diretor do Núcleo de Acondicionamento e Encadernação da Apesp, Altieres de Melo Araújo e, representando a prefeitura de Rio Claro, os servidores Talita Basso e Artur Carvalho.
Médicos
Na quarta-feira (3), conforme publicado no Centenário, a prefeitura de Rio Claro autorizou a secretaria de Saúde a convocar 34 candidatos aprovados para as vagas de médicos na rede pública municipal de saúde. São 30 médicos plantonistas, dois ginecologistas e dois para unidades de saúde da família.
Os candidatos que serão chamados foram aprovados em concurso realizado em 2016 e que estava suspenso em razão de uma ação na Justiça impetrada por um dos candidatos, mas que foi revertida.
Vicentinos
O presidente da Câmara de Rio Claro, André Godoy (Democratas), recebeu na tarde dessa quinta-feira (4) representantes da Sociedade São Vicente de Paulo, que atua em Rio Claro desde 1902. “Essa é uma das instituições de voluntariado mais tradicionais de nossa cidade e, por meio de doações, atende cerca de 250 famílias necessitadas”, disse Godoy depois da conversa com os vicentinos.
Fundada em 23 de abril de 1833, por um grupo de jovens universitários liderados por Antônio Frederico Ozanam – que à época tinha vinte anos de idade e cursava Direito na Universidade Sorbonne, em Paris –, a SSVP está presente em cerca de 150 países. No Brasil, são aproximadamente 250 mil voluntários, dos quais pelo menos 280 atuam em Rio Claro.
Manifestação
Neste sábado (6), às 9 horas, no Jardim Público de Rio Claro, será realizado uma manifestação em prol da saúde do município. Na pauta, a melhoria das condições do atendimento no setor.
Veículos
A prefeitura de Rio Claro está fazendo levantamento de preços para consertar cinco veículos da frota da secretaria de Saúde, sendo duas ambulâncias do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), uma ambulância e duas vans para transporte de pacientes. Todos esses veículos são carros reservas, utilizados quando algum outro veículo da frota precisa passar por manutenção.
A secretaria Municipal de Saúde também irá promover um leilão público para a venda de quatro veículos, que não têm mais condições de uso e suas reformas ficariam muito custosas aos cofres públicos, conforme informou a assessoria de imprensa do poder Executivo.