Leia a política nacional e rio-clarense em notas rápidas, na melhor coluna do interior!
Indsat aponta que 64% das pessoas reprovam trânsito em Rio Claro
Levantamento realizado pelo Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Púbicos) aponta que mais da metade da população de Rio Claro está insatisfeita com o tráfego urbano de Rio Claro. De acordo com o estudo, 64% dos moradores consideram o trânsito como Ruim ou Péssimo.
Do total de entrevistados, 24% disseram que está Regular, enquanto apenas 12% consideram ser Ótimo ou Bom. A pesquisa se refere ao primeiro trimestre de 2019. Foram ouvidas pessoas de 16 anos ou mais. A margem de erro é de 4.8 pontos percentuais em um nível de confiança de 95%.
Suspeição
O jurista e deputado federal Luiz Flávio Gomes (PSB) disse à reportagem do Centenário, durante a solenidade de inauguração do Anexo da Violência Doméstica de Rio Claro, que as conversas entre o então juiz federal Sergio Moro e o procurador Deltan Dallagnol e divulgadas pelo portal The Intercept Brasil são suficientes para a suspeição de Moro.
“Já é suficiente para reconhecer a suspeição porque ele foi parcial. Isso pode gerar a nulidade do processo de Lula”, explicou. O jurista enfatizou ainda que a anulação não quer dizer a absolvição do ex-presidente. “Se for anulado, as investigações recomeçam”, esclareceu.
Cordeirópolis
Na tentativa de renegociar as dívidas referentes à conta de água, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Cordeirópolis (Saae) promoverá uma ação para os consumidores inadimplentes. Atualmente, o Saae encontra-se com um valor em aberto de aproximadamente R$ 2,5 milhões, o que interfere diretamente nas melhorias que a autarquia deixa de realizar pela falta de pagamento.
O prazo para regularizar a situação seguirá durante este ano e, dependendo do valor, o Saae poderá parcelar em até 40x. Para negociar é simples, o morador deve apresentar os documentos pessoais e a fatura em débito no Saae, localizado na Rua José Bonifácio, 378, no Centro. Informações pelo telefone (19) 3546-1073.
Em queda
O mercado de trabalho brasileiro criou 32.140 empregos com carteira assinada em maio, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nessa quinta-feira (27) pelo Ministério da Economia.
Esse foi o pior resultado para o mês desde 2016, quando foram fechadas 72.615 vagas. O saldo de maio decorre de 1,347 milhão de admissões e 1,315 milhão de demissões. Em maio de 2018, a abertura líquida de vagas havia chegado a 33.659, na série sem ajustes.
Colapso
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) precisa ter orçamento e corpo técnico recompostos no prazo máximo de cinco anos, ou a produção das pesquisas conjunturais será afetada, afirmou o ex-presidente do órgão Roberto Olinto.
Em pouco mais de uma década, o total de servidores recuou 36%, de 7.346 em janeiro de 2008 para 4.726 em maio deste ano. Quase um terço dos remanescentes (27%, ou 1.296 servidores que ainda estão trabalhando) já está em condições de se aposentar, informou o sindicato de servidores do IBGE.