Leia a política nacional e rio-clarense em notas rápidas, na melhor coluna do interior!
Cartórios de Rio Claro realizam plantão da biometria no sábado
Os cartórios eleitorais de Rio Claro irão funcionar em regime de plantão neste sábado (15). A ação visa estimular o comparecimento do eleitor e aumentar o número de cidadãos com biometria. O horário de funcionamento será das 8 às 13 horas. O agendamento é realizado no site do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (www.tre-sp.jus.br), mas não é obrigatório.
Vale lembrar que em Rio Claro, os eleitores estão convocados a fazer a biometria em caráter obrigatório. Apenas 74.962 dos 147.729 eleitores tiveram as digitais coletadas, o que representa apenas metade do eleitorado: 50,74 %. O ritmo lento do cadastramento preocupa a Justiça Eleitoral, conforme reforçam representantes do cartórios do município. O receio é de concentração da demanda no final do prazo, causando transtornos e demoradas filas.
Por isso, é importante o comparecimento imediato, com extrema urgência, para impedir o cancelamento do título. Com o título cancelado, o eleitor tem o CPF bloqueado e não pode conseguir empréstimos e financiamentos em bancos, obter passaporte ou carteira de identidade, prestar concursos, votar nas eleições e fazer matrícula em universidades, entre outros.
Para realizar o cadastramento basta portar um documento de identidade, comprovante de endereço recente e título eleitoral, se tiver. Não há custo e o cadastramento é obrigatório para maiores de 70 anos. Os cartórios em Rio Claro ficam 110ª ZE – Rua 8, 819, Avenidas 5 e 7, Centro (110ª ZE) e na Avenida 13, 634, Ruas 5 e 6, Centro (288ª ZE).
Previdência. O governador de São Paulo
João Doria (PSDB), disse nessa segunda-feira (10) que deve haver mais “convergência” do que “divergência” sobre a proposta de reforma da Previdência na 5ª Reunião do Fórum de Governadores, prevista para esta terça-feira (11), em Brasília.
“A maioria dos governadores apoia a reforma da Previdência e também a manutenção de estados e municípios na proposta original do ministro [da Economia] Paulo Guedes”, afirmou Doria, após participar da abertura do 8º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria.
Cortes
A Advocacia-Geral da União (AGU) apresentou nessa segunda-feira (10) recurso no Tribunal Regional Federal (TRF-1) para tentar derrubar a decisão liminar (provisória) da Justiça Federal da Bahia que suspendeu, na última sexta (7), o contingenciamento orçamentário imposto pelo Ministério da Educação (MEC) em universidades federais. O recurso deve ser analisado pela presidência da Corte.
Repasse
Quase dois anos após o primeiro repasse obrigatório do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen), apenas 5,3% dos recursos voltados para a criação de vagas nas prisões foram executados em 12 estados do país. É o que aponta o relatório de uma auditoria feita pelo Tribunal de Contas da União.