Leia a política nacional e rio-clarense em notas rápidas, na melhor coluna do interior!
Agendamento da Biometria acontece neste sábado no Jardim das Nações 1
O agendamento da Biometria Obrigatória poderá ser realizado neste sábado (25), das 9 às 11h30, na área de lazer do Jardim das Nações 1, em Rio Claro.
A partir de parceria com a secretaria de Habitação, o serviço será oferecido no 2º Encontro de Atividades Sócio Educativas, que contará também com a participação de outras entidades, como Projeto Esperança, Creas, Clarb Consultoria e as Secretarias de Agricultura e Cultura.
O agendamento não é obrigatório, porém agiliza o atendimento do eleitor nos cartórios. O serviço também pode ser realizado no site do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (www.tre-sp.jus.br), ou no Poupatempo do Shopping Rio Claro. Em Rio Claro, os eleitores estão convocados a fazer a biometria em caráter obrigatório.
Apenas 70.249 dos 147.269 eleitores tiveram as digitais coletadas (47,70%). O receio é de concentração da demanda no final do prazo, causando transtornos e demoradas filas. Por isso, é importante o comparecimento imediato, com extrema urgência, para impedir o cancelamento do título.
Manifesto
Acontece neste domingo (26), em Rio Claro, manifestação em favor do presidente Jair Bolsonaro (PSL). Na pauta, os manifestantes da Direita Rioclarense se declaram contra o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal. A atividade tem início às 14 horas, no Espaço Livre da Avenida Rio Claro.
Mandado de segurança
O vereador Luciano Bonsucesso (PL) ingressou na tarde dessa sexta-feira (24) com um mandado de segurança por ato praticado pelo presidente da Câmara, André Godoy (Democratas). O motivo foi um pedido de vistas de projeto de Emenda a Lei Orgânica apresentado por Bonsucesso e que versava sobre emendas impositivas.
A justiça indeferiu a medida liminar, ou seja, não aceitou o pedido de colocar o projeto em votação no plenário. A assessoria juridica do vereador afirmou que, mesmo indeferida, deu o recado e ouvirá o presidente da Casa sobre o tema dentro do processo.
Justiça gratuita
Por outro lado, muitos questionaram o pedido de Bonsucesso, que utilizou a justiça gratuita para apresentar a demanda ao judiciário. Entre os questionamentos apresentados à reportagem é que o parlamentar recebe R$ 8.201,11 por mês e não teria motivos de usar a justiça gratuita. Portanto, alegam que todos que recebam igual ou menos que o vereador também podem requerer o direito.