Leia a política nacional e rio-clarense em notas rápidas, na melhor coluna do interior!
Bolsonaro destina quase R$ 250 milhões para refugiados da Venezuela no Brasil
O porta-voz da Presidência da República, Otávio Rêgo Barros, informou nessa terça-feira (30) que 25 militares venezuelanos de baixa patente pediram asilo na embaixada brasileira em Caracas, na Venezuela. Segundo ele, o presidente Jair Bolsonaro já autorizou a medida. Atualmente, o país acolhe 70 desertores venezuelanos.
Ele também citou a Medida Provisória 880, publicada nessa terça-feira em edição extra do Diário Oficial da União, que abre crédito extraordinário em favor do Ministério da Defesa, no valor de R$ 223,853 milhões. A verba se destina à assistência emergencial e ao acolhimento humanitário de venezuelanos no país. O orçamento é destinado à manutenção da Operação Acolhida, que atende a venezuelanos na fronteira com o Brasil.
Ao descartar uma intervenção brasileira no país vizinho, Rêgo Barros comentou a dificuldade em obter informações sobre a situação na Venezuela: “Há, de fato, uma real dificuldade de identificar qual é a real situação hoje na Venezuela, que possa ser abertamente colocada em público”. Ele reiterou a nota do governo brasileiro que faz um chamado a outros países para apoiarem o presidente autoproclamado da Venezuela, Juan Guaidó.
Senai
Garantir que os 1,7 mil alunos possam entrar e sair com segurança. Com este objetivo, a Escola Senai solicitou à Câmara de Rio Claro, através do vereador Adriano La Torre (Progressistas), apoio para que a prefeitura possa ter atenção especial com trânsito na área de entorno do estabelecimento de ensino localizado no Jardim Primavera.
Ao visitar a Escola Senai na manhã da última segunda-feira (29), o parlamentar apurou que além dos alunos, a movimentação de pessoas na Avenida 46 e ruas próximas é intensa também por conta de praça pública que é utilizada como espaço para caminhadas. Com relação ao sistema viário, a reivindicação da escola, já encaminhada à Prefeitura em forma de requerimento que leva a assinatura de La Torre, é para que a sinalização seja reforçada
Praça de Eventos
O vereador Hernani Leonhardt (MDB) esteve reunido nessa segunda-feira (29) na secretaria de Governo, a convite do secretário titular da pasta, Francesco Rotolo. A pauta do encontro foi a apresentação da cartilha com o projeto final da revitalização do canteiro central da Avenida Brasil, que poderá se tornar futuramente um grande centro de eventos e convenções. A obra, conhecida como “Praça de Eventos”, é fruto de uma emenda parlamentar articulada pelo parlamentar ainda no início de 2017, junto ao ex-deputado federal Nelson Marquezelli (PTB).