Leia a política nacional e rio-clarense em notas rápidas, na melhor coluna do interior!
Plantão da biometria acontece neste sábado em cartórios eleitorais de Rio Claro
Neste sábado (13), os cartórios eleitorais de Rio Claro vão funcionar para realização do cadastramento biométrico. O Plantão da Biometria vai funcionar das 8 às 13 horas, e o agendamento é realizado no site do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo: www.tre-sp.jus.br. Em Rio Claro, os eleitores estão convocados a fazer a biometria em caráter obrigatório. Apenas 57.818 dos 149.091 eleitores tiveram as digitais coletadas (38,78%). O ritmo lento do cadastramento preocupa a Justiça Eleitoral.
No primeiro trimestre, houve metade dos atendimentos esperados no Estado. “O receio é de concentração da demanda no final do prazo, causando transtornos e demoradas filas. Por isso, é importante o comparecimento imediato, com extrema urgência, para impedir o cancelamento do título”, informou Guilherme Taufic, chefe do cartório da Zona Eleitoral 110. Os documentos necessários são comprovante de endereço recente, título eleitoral e cédula de identidade.
O cadastramento é gratuito e obrigatório, inclusive para maiores de 70 anos. Os cartórios eleitorais de Rio Claro estão localizados na Rua 8, 819, Avenidas 5 e 7 (110ª ZE), e na Avenida 13, 634, Ruas 5 e 6 ( 288ª ZE). Vale ressaltar que os plantões aos sábados serão feitos uma vez por mês para atender à demanda, mas o eleitor pode marcar em qualquer dia da semana que for mais conveniente, conforme informou Taufic.
Consistente
A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, afirmou em documento apresentado ao Supremo Tribunal Federal (STF) que é “bastante consistente” o material coletado durante inquérito que investiga o recebimento de propina por parte do senador Renan Calheiros (MDB-AL) e do ex-senador Romero Jucá (MDB-RR).
Os emedebistas são investigados por suposto recebimento de repasses da Odebrecht em troca da aprovação de um projeto de interesse da construtora. De acordo com as investigações, Renan, Jucá e outros políticos teriam recebido R$ 8,5 milhões pela aprovação de um limite para concessão de benefícios fiscais pelos estados em portos a produtos importados.
Previdência
O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara federal, deputado Felipe Francischini (PSL-PR), pautou na tarde dessa sexta-feira (12) a discussão da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da reforma da Previdência para segunda-feira (15). Segundo ele, a proposta terá prioridade em relação à discussão da PEC do Orçamento Impositivo, defendida para ser analisada primeiro pelos deputados do Centrão.