Leia a política nacional e rio-clarense em notas rápidas, na melhor coluna do interior!
Comissões do Senado devem ouvir 14 ministros do governo Bolsonaro
Catorze ministros e um ex-ministro do governo Jair Bolsonaro devem ser ouvidos em audiências públicas promovidas pelas comissões permanentes do Senado para falar das prioridades e diretrizes das suas pastas. A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) saiu na frente, na quinta-feira (21), com a presença da ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves.
A ministra tratou de vários temas abarcados pela pasta como direitos de idosos, LGBTs, povos indígenas, negros e mulheres. Damares explicou que a principal estratégia de sua gestão tem como foco o “fortalecimento da família”, mas ressaltou que este foco não significa interferência do Estado na vida privada. A Comissão de Direitos Humanos também ouvirá o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro.
A expectativa dos senadores da comissão é que ele apresente os pontos do pacote anticrime, entregue ao Congresso na última terça-feira (19) e que será implementado pelo ministério, tendo como eixos principais o combate ao crime organizado, aos crimes violentos e contra a corrupção. O requerimento é de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), que pretende discutir quais tipos de violência serão prioridade para o debate.
Educação
O vereador Julinho Lopes cobrou da administração a retomada das obras na nova escola municipal “Sueli Aparecida Marin”. Julinho verificou que o local está ficando cada vez mais deteriorado e sofrendo com vandalismos. “Já encaminhei diversos requerimentos à prefeitura solicitando a retomada urgente das obras. Já foram gastos desde o inicio da construção em 2011 mais de 3 milhões reais aos cofres públicos”, enfatiza Julinho Lopes.
Esporte
Com o objetivo de estreitar o relacionamento com a nova equipe do governo paulista que responde pela Secretaria Estadual de Esportes, Adriano La Torre (Progressistas) esteve em São Paulo na última quinta-feira (21). Na ocasião, o parlamentar esteve reunido com o secretário Executivo da pasta Marco Aurélio dos Santos, mais conhecido como Chuí, ex-atleta profissional e técnico de basquetebol. Através de ofícios protocolados, La Torre solicitou apoio do governo paulista para que Rio Claro possa ser contemplado com três academias ao ar livre.
Segurança
Os vereadores Cabo Seron (DEM) e Hernani Leonhardt (MDB) estiveram reunidos na quarta-feira (20) com parlamentares da vizinha Artur Nogueira e também com o titular da pasta de Segurança de Cotia, cidade localizada na região metropolitana de São Paulo. Desde 2014, a cidade de Artur Nogueira transformou a Guarda Civil Municipal em Polícia Municipal. “Esta mudança deixa mais clara e precisa sua atribuição.
As guardas funcionam, de fato, como polícias e assim são consideradas pela sociedade, como também são alvos da criminalidade, merecem o mesmo tratamento que os demais órgãos policiais”, justificam os vereadores. “Pretendemos aplicar esta mudança em nosso município, por isso, iremos levar essa discussão para comunidade e a Câmara Municipal”, explicaram Cabo Seron e Hernani Leonhardt.