Leia a política nacional e rio-clarense em notas rápidas, na melhor coluna do interior!
Lula é condenado em 1º instância a 12 anos e 11 meses por corrupção
A juíza federal Gabriela Hardt condenou em primeira instância nessa quarta-feira (6) o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a 12 anos e 11 meses de prisão na ação penal sobre as reformas realizadas no Sítio Santa Bárbara, em Atibaia (SP). Cabe recurso. A sentença é a segunda proferida contra o ex-presidente na Operação Lava Jato.
O sítio foi alvo das investigações da Operação Lava Jato, que apuram a suspeita de que as obras de melhorias no local foram pagas por empreiteiras investigadas por corrupção, como a OAS e a Odebrecht. Gabriela Hardt decretou a interdição de Lula para o exercício de cargo ou função pública pelo período equivalente ao dobro da pena estabelecida.
A medida atinge ainda outros condenados por lavagem de dinheiro. Lula está preso desde 7 de abril pela primeira condenação no caso do tríplex, em Guarujá (SP). O ex-presidente cumpre outra pena de 12 anos e um mês de prisão, imposta pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
Estável
O presidente Jair Bolsonaro (PSL) voltou a caminhar no corredor do Hospital Albert Einstein, nessa quarta-feira (6), após dois dias de caminhada suspensa. Ele permanece internado na unidade semi-intensiva do hospital. “O presidente já caminhou duas vezes e tem pretensão de caminhar uma terceira vez”, informou o porta-voz da Presidência, Otávio do Rêgo Barros. “Entre esses movimentos, em alguns momentos ele teve que sentar-se, mas retomou [a caminhada]”, disse. O quadro clínico está estável, sem dor, nem febre, com melhora dos exames laboratoriais e de imagem, segundo boletim médico.
Aldo Demarchi
O deputado estadual Aldo Demarchi (Democratas) participou, na tarde dessa quarta-feira (6) de um encontro com o governador João Doria (PSDB) na Assembleia Legislativa (Alesp), em São Paulo. “Ele aproveitou o reinício de nossas atividades regulares para estreitar relações com lideranças do Parlamento Paulista”, declarou após a visita do governador. O deputado, que já recebeu convite para compor a equipe de governo do tucano, permanece no mandato até o dia 15 de março deste ano. Informações indicam que Demarchi deve aceitar o convite de Doria e assumir como secretário Adjunto de Logística e Transportes.