Prefeitura realiza recapeamento em trecho da Rua 13 do Jardim das Palmeiras
Trecho da Rua 13, no Jardim das Palmeiras em Rio Claro, recebeu nesta segunda-feira (29) serviços de recapeamento, realizados pela prefeitura de Rio Claro. O trabalho dá continuidade às melhorias nas condições do asfalto em todas as regiões. É o programa Rio Claro em Ação.
Além dos serviços de recapeamento e tapa-buracos, a prefeitura de Rio Claro tem realizado uma série de obras para reorganizar o trânsito de veículos e ampliar a segurança nas vias públicas, como novas sinalizações de trânsito, incluindo placas e pintura de solo, e semáforos. (Fonte: Divulgação)
USP abre inscrições para programa USP 60+
A Universidade de São Paulo (USP) abriu ontem (29) as inscrições do programa USP 60+, voltado a pessoas com 60 anos de idade ou mais. Ao todo, são 4 mil vagas em disciplinas de cursos de graduação e em atividades como cursos, palestras, excursões e turmas de prática de esportes.
Para se inscrever, basta acessar o site cultura.usp.br/usp60. Não há necessidade de se ter vínculo com a instituição. Ou seja, o programa é aberto para pessoas de fora da comunidade universitária também. Todas as atividades são gratuitas. O prazo de inscrição termina no dia 20 de fevereiro. (Fonte: Agência Brasil)
Evento aborda emprego e renda para pessoas em vulnerabilidade social
Evento promovido pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social, no Núcleo Administrativo Municipal (NAM), sinalizou a retomada das atividades do Programa Municipal de Capacitação para o Trabalho. O programa visa atender pessoas em situação de vulnerabilidade social, proporcionando-lhes oportunidades de capacitação profissional para ampliar suas perspectivas na geração de renda.
Na sexta-feira (26), 310 beneficiários do programa Capacitação, iniciativa da prefeitura de Rio Claro, participaram de uma envolvente atividade no auditório do NAM. Durante o evento, elas tiveram acesso a uma palestra motivacional e a informações cruciais sobre alternativas de capacitação profissional, visando expandir suas possibilidades no campo da geração de renda.
A Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social anunciou que essas reuniões serão realizadas mensalmente, com um próximo encontro agendado para a segunda quinzena de fevereiro. A intenção é estimular o desenvolvimento profissional dos participantes, visando consolidar sua autonomia na geração de renda e alcançar a emancipação financeira. Carol Gomes, titular da pasta, destaca a importância desse estímulo ao crescimento profissional.
No âmbito do Programa Capacitação, as pessoas em situação de vulnerabilidade social recebem bolsas do município no valor de um salário mínimo. Em contrapartida, desempenham atividades laborais em diversos setores da administração municipal, abrangendo áreas como limpeza urbana, reparo asfáltico e setores administrativos, com cada contrato tendo validade de um ano, renovável por igual período.
Durante o evento de sexta-feira, a palestra foi conduzida pela “coach” Maria Ângela Tavares de Lima, que abordou temas essenciais como postura, aparência e cultura proativa. Além disso, o público recebeu dicas e informações sobre cursos, incluindo os ministrados pela União de Amigos (Udam), Fundo Social e orientações sobre empreendedorismo por meio do Programa Municipal de Economia Solidária. (Fonte: Divulgação)