Campinas terá mais um posto da Polícia Federal para emissão de passaportes
A Polícia Federal abriu esta semana licitação para abertura de um novo Posto de Expedição de Passaportes (PEP) em Campinas (SP). O objetivo, diz a PF, é diminuir o tempo de espera para obtenção do documento na cidade. Segundo a proposta, o novo posto deve funcionar em uma área mínima de 200,00 m² em Shopping Center em Campinas. O chamamento público está aberto e os centros de compras da cidade já podem participar. A parceria entre a PF e o shopping vencedor será por meio de comodato (empréstimo) e inclui a disponibilização gratuita do ambiente de atendimento e da infraestrutura “necessários para plena operação das atividades de atendimento do público requerente de passaporte”, diz a PF. Também nesta segunda-feira, a Delegacia da Polícia Federal de Campinas divulgou o balanço das atividades de polícia judiciária e administrativa realizadas em 2023. Foram 24 operações, a partir de decisões judiciais, realizadas contra diversos crimes, como tráfico internacional de drogas, evasão de divisas, desvio de recursos públicos, fraudes tributárias e financeiras e pornografia infantil. Foi o maior número dos últimos cinco anos. Em 2022 foram 22 operações, em 2021 16, em 2020 6, em 2019 4 operações, segundo informou a PF.
Dois são presos pela PF após engolir cápsulas de drogas
A Polícia Federal, no Aeroporto Internacional de São Paulo, prendeu nesta segunda, dia 18, dois passageiros tentando embarcar para a Europa com cocaína dentro de cápsulas, que foram engolidas. Policiais federais, em ações distintas em dois voos, prenderam um brasileiro e um venezuelano que tentaram passar pelo controle migratório, levando cápsulas de cocaína para a França. Com o brasileiro, além das 17 cápsulas que ele disse ter engolido, foram apreendidas outras 123, que estavam ocultas em sua cueca, cujo peso líquido somou mais de um quilo. Ambos os suspeitos foram conduzidos ao hospital público para que pudessem expelir a droga com segurança, dado o grande risco às suas vidas. Nas primeiras horas de internação, o suspeito, nacional da Venezuela, havia expelido 8 cápsulas. Assim que obtiverem alta médica, os presos serão encaminhados à Justiça Federal onde poderão responder pelo crime de tráfico internacional de drogas.
Agentes de segurança de Araras fazem treinamento para atuarem no Centro Operações Integradas
Agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Polícia Militar participaram de um treinamento nesta segunda-feira (18) para atuarem no Centro de Operações Integradas (COI). O curso foi ministrado por profissionais do Centro de Segurança Integrada (CSI) de Guararema/SP. Serão três GCMs e um PM trabalhando em turnos, 24 horas por dia e sete dias por semana, fazendo o monitoramento das 938 câmeras de segurança que foram instaladas até o momento. O COI será inaugurado na próxima quinta-feira (21), às 13h, e funcionará no Casarão. No total, o sistema da Muralha Digital terá 1.341 câmeras e será integrado aos bancos de dados Detecta, do Estado de São Paulo, e Córtex, do Governo Federal.