Rio Claro realiza encontro de agentes ambientais mirins
O município de Rio Claro está realizando nesta semana o segundo encontro de agentes ambientais mirins, de 2023, que será concluído na sexta-feira (1). No primeiro, realizado em junho, os estudantes apresentaram mais de 150 sugestões para um ambiente saudável.
O encontro tem várias atividades, dentre elas o Quis Ambiental. Neste jogo de perguntas e respostas, os alunos estarão em grupo respondendo perguntas sobre o meio ambiente. Conforme explicam os organizadores, nesta atividade não há vencedores ou perdedores, pois a dinâmica constitui em testar os conhecimentos sobre o meio ambiente e aprender coletivamente.
Além do Quis Ambiental, os agentes mirins participarão de outras atividades, como: localização no mapa de Rio Claro, uso de óculos de realidade virtual para conhecer a bacia hidrográfica do município e o jogo da memória ”Vilões do Lixo”.
As atividades têm como objetivo promover a compreensão e conscientização da importância do meio ambiente na vida das crianças. E resgatar a troca de conhecimento entre estudantes de diferentes pontos do município, conhecendo espaço geográfico com múltiplas e diferentes realidades vivenciadas, valorizando, assim, a socialização dos conhecimentos e experiências.
O programa, iniciado em 2014, já atendeu mais de 5700 crianças. A organização é das secretarias municipais da Educação e do Meio Ambiente, com parcerias do Daae, Agricultura, Fundação de Saúde, Chácara Alternativa, BRK, gabinete do prefeito, Governo, Comunicação, Comissão do Meio Ambiente da Câmara Municipal, Consórcio PCJ e Comdema. (Fonte: Divulgação)
Reunião conjunta discute violência no trânsito em Rio Claro
O vereador e 2º secretário da mesa diretora, Hernani Leonhardt (MDB), participou no último dia 27 de reunião conjunta para discutir os elevados índices de acidentes no trânsito em Rio Claro. Além de Hernani, que representou o Legislativo, participaram representantes das secretarias municipais de Segurança Pública (GCM e Defesa Civil) e de Mobilidade Urbana, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Acirc, Aspacer, Sest/Senat e Grupo de RH Rio Claro. O encontro foi realizado na sede do Ciesp Rio Claro.
Matéria divulgada recentemente pelo G1, mostrou um levantamento da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) revelou que de janeiro a maio deste ano Rio Claro (SP) teve mais casos de lesão corporal culposa por acidentes de trânsito do que o total registrado por Araraquara e São Carlos. Neste período, foram 648 ocorrências no município. O número é 66,1% maior que o total registrado em Araraquara (131) e São Carlos (89). Para os especialistas em trânsito, os altos índices de Rio Claro são resultado do descuido dos motoristas e do excesso de confiança, como atender o celular enquanto dirige. (Fonte: Divulgação)
Governo de SP anuncia pacote de políticas públicas ao agro paulista
O vereador Julinho Lopes (Progressistas) participou de evento realizado no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, onde o secretário de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai, ao lado do governador Tarcísio de Freitas, anunciou um pacote de ações com o objetivo de alavancar o agro paulista, que está cada vez mais forte, tecnológico e sustentável.
Foi anunciado, entre outras pautas, o encaminhamento do projeto de lei do Passaporte Equestre para a Alesp; a prorrogação da Lei de Regularização Fundiária nº 17.557; assinatura do termo de cooperação técnica com a Syngenta, para a criação do Programa Solo +Fertil e a simplificação e modernização das linhas de crédito do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap).
Para Julinho Lopes, o SP Agro vem para fomentar o setor que é responsável por 40% da balança comercial do estado. “São políticas públicas em prol do agronegócio paulista”, finaliza.
Fotos: Divulgação