Rio Claro registrou cinco óbitos por Covid em outubro
Boletim mensal divulgado nesta terça-feira (31) pela Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro aponta cinco óbitos por Covid-19 registrados no município no mês de outubro. As vítimas são três idosas e dois idosos.
Os casos positivos da doença aumentaram em 185, totalizando 35.763. O município não tem nenhuma pessoa hospitalizada por Covid, informação que inclui rede de saúde pública e particular. Cinco pessoas estão em isolamento domiciliar e 35.137 estão recuperadas da doença. O total de óbitos por Covid no município é 707. (Fonte: Divulgação)
Prefeitura troca trechos de galerias para ampliar vazão da água na Visconde
Aproximadamente 24 metros de galerias pluviais já foram substituídos na Avenida Visconde do Rio Claro para ampliar a vazão da água das chuvas. Na segunda-feira (30) a prefeitura realizou o trabalho nas imediações da Visconde entre as avenidas 24 e 26.
No local as antigas tubulações de 30 centímetros de diâmetro foram trocadas por tubos de 60 centímetros de diâmetro. “O objetivo é fazer com que o escoamento da água seja mais rápido em pontos de grande acúmulo nos dias de chuva mais forte”, explica o secretário municipal de Obras, Valdir de Oliveira.
Em alguns trechos não foi possível utilizar tubulação de 60 centímetros de diâmetro, devido a outras estruturas subterrâneas canalizadas. Nesses casos, foram usados para substituição tubos de 40 centímetros de diâmetro.
Além de troca de trechos de galeria, o trabalho da prefeitura inclui desobstrução de trechos que apresentam falha no escoamento de água.
A Secretaria Municipal de Obras também trabalha em outros trechos da Visconde para melhorar a vazão. No trecho de confluência com a Rua 4 e Avenida 24 as equipes fazem análise para determinar as melhores ações a serem tomadas no local. (Fonte: Divulgação)
Mutirões de cirurgias oftalmológicas atendem mais de 1.500 pessoas
O vereador Julinho Lopes (Progressistas) esteve no Centro de Especialidades e Apoio Diagnóstico (Cead) no último sábado (28) acompanhando o deputado estadual Delegado Olim em mais um mutirão de cirurgias oftalmológicas em Rio Claro.
Foram atendidos, entre sábado e domingo, 227 pacientes que aguardavam para fazer cirurgias de catarata. Os procedimentos foram realizados no terceiro mutirão de cirurgias de catarata, que no início do mês já tinha atendido 362 pessoas, totalizando 589 intervenções cirúrgicas.
Para o ambulante Elias Copriva, que esperava pela cirurgia há mais de um ano, “foi ótimo ganhar esta cirurgia, porque eu já estava me sentindo mal enxergando pouco”.
Assim como nos dois mutirões anteriores, este também contou com investimentos de emendas parlamentares articuladas pelo vereador Julinho Lopes em parceria com o deputado federal Mauricio Neves e o deputado estadual Delegado Olim.
“É uma imensa alegria poder contribuir para o bem-estar de mais de 1.500 pessoas. Ver a felicidade estampada no rosto delas é verdadeiramente gratificante. Quero parabenizar o vereador Julinho Lopes, que incansavelmente trabalha para garantir recursos e emendas”, destacou o Delegado Olim.
“Ninguém alcança grandes feitos sozinho e um mutirão como este envolve a dedicação de diversos profissionais. Sou imensamente grato aos deputados Mauricio Neves e Delegado Olim por devolver a dignidade e a visão a essas pessoas”, observou Julinho Lopes.
As avaliações pós-operatórias foram realizadas no domingo e na segunda-feira (30) no Centro de Especialidades e Apoio Diagnóstico (Cead). Está previsto que as cirurgias dos pacientes que participaram do terceiro mutirão e que precisam operar também o segundo olho ocorram nos dias 18 e 19 de novembro. (Fonte: Divulgação)
Fotos: Divulgação