Exposição fotográfica sobre câncer de mama

Como parte da programação do Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama, foi aberta na terça-feira (10) exposição fotográfica que apresenta mulheres que enfrentam ou enfrentaram o câncer de mama. “Essas mulheres são guerreiras e um exemplo de dedicação e amor a vida a todos nós”, afirmou a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Bruna Perissinotto, que participou da abertura da exposição ao lado do prefeito Gustavo.
A exposição traz fotos de 30 mulheres, que foram fotografadas por Patrícia Gonçalves, do Studio 90.
Organizada pela Assessoria Municipal dos Direitos da Mulher, com o apoio do Espaço Beleza Feminina, a exposição pode ser vista na entrada principal do Paço Municipal, na Rua 3 entre as avenidas 3 e 5. (Fonte: Divulgação)
Alunos rio-clarenses participam de concurso sobre trânsito

Quase 100 alunos de primeiro ao quinto ano de escolas públicas municipais de Rio Claro participaram de concurso de desenhos na Semana Nacional de Trânsito. “Todos vocês estão de parabéns e certamente trilhando caminho a um futuro com responsabilidade social e compromisso com a vida”, disse aos estudantes o prefeito Gustavo no evento de premiação realizado na noite de terça-feira (10).
A presença de familiares dos alunos foi destacada pelas autoridades que participaram da premiação. A qualidade dos desenhos também foi ressaltada com destaque para a atuação dos professores nas escolas municipais. De acordo com a Secretaria da Educação, isso demonstra que estão ensinando e orientando corretamente crianças e jovens.
As 12 escolas que participaram do concurso foram: Ephraim Ribeiro, Elpídio Mina, João Batista Maule, Darcy Reginatto, Armando Grisi, Hamilton Prado, Benedito Zaine, Antônio Sebastião da Silva, Teodoro Koelle, Luiz Martins, Djiliah e Caic.
Na premiação também estiveram presentes o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Paulo Paulon, o vereador Julinho Lopes, a secretária municipal da Educação, Valéria Velis, a chefe de gabinete da Mobilidade Urbana, Maria do Carmo Guilherme, e a diretora do Sest/Senat, Cristiane Gobesso. (Fonte: Divulgação)
Manipuladores de alimentos participaram de curso da Vigilância Sanitária

A Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro concluiu mais uma edição do curso de boas práticas de manipulação de alimentos, voltado a trabalhadores do setor de alimentos do município. O curso foi ministrado por técnicos da Vigilância Sanitária, com participação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e do Corpo de Bombeiros. Trinta e cinco profissionais participaram das aulas, realizadas na terça, quarta e quinta-feira no Senai.
“Os cursos presenciais são importantes para capacitar os manipuladores de alimentos e vem sendo realizados periodicamente”, observa Agnaldo Pedro da Silva, que coordena a Vigilância Sanitária de Rio Claro.
O curso é direcionado principalmente a trabalhadores que manipulam alimentos em suas atividades, seja no comércio ou na indústria. Os participantes recebem orientações a respeito de prevenção à contaminação dos alimentos, armazenamento, temperaturas e boas práticas para manipular os alimentos.
Maria Fernanda da Silva, chefe de fiscalização sanitária da Vigilância Sanitária observa que além de promover o conhecimento e capacitação, o curso é um diferencial na busca por uma vaga no mercado de trabalho.
As chamadas boas práticas na alimentação estão definidas em resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, que estabelece regulamento técnico englobando procedimentos que devem ser adotados por serviços de alimentação a fim de garantir a qualidade higiênico-sanitária e a adequação de alimentos comercializados à legislação sanitária. A atividade tem o apoio da Seção de Educação em Saúde, Treinamento e Desenvolvimento (Sestd) da Fundação de Saúde. (Fonte: Divulgação)
Fotos: Divulgação