Leia a política nacional e rio-clarense em notas rápidas, na melhor coluna do interior!
Chance: encerram nesta sexta-feira os descontos do Refis de Natal
O Refis de Natal também vale para as dívidas com o Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae). Em ambos os casos, a primeira parcela e a parcela única vencem nesta sexta-feira (21). No Refis de Natal, o pagamento à vista ou em até cinco vezes rende desconto de 100% nos juros e multa. A partir daí, quanto menor a quantidade de parcelas, maior o desconto. É possível parcelar em até 100 vezes e o desconto mínimo é de 30% nos juros e multa.
Quem renegociar com o município ficará três anos sem poder participar de qualquer outro programa de benefícios fiscais de Rio Claro. O atendimento no Atende Fácil nesta sexta-feira será das 8 às 16 horas, e outras opções são pelo telefone 2112-7777 ou pelo endereço eletrônico www.rioclaro.sp.gov.br. Após o atendimento telefônico, a guia de pagamento é enviada pela prefeitura por e-mail. Pelo site da prefeitura, basta imprimir o documento diretamente da página online.
Os parcelamentos por telefone ou pelo site da prefeitura também precisam que a primeira parcela seja paga nesta sexta-feira, mas os documentos do titular devem ser levados até o Atende Fácil para que o acordo seja validado. Já quem quiser renegociar dívidas do Daae deve, necessariamente, ir à sede da autarquia, na Avenida 8-A, 360, Cidade Nova, das 9 às 15 horas. Os atendimentos presenciais no Daae também são feitos mediante a apresentação da documentação.
DOCUMENTOS: Para aderir ao Refis de Natal a prefeitura de Rio Claro e Daae exigem cópia de documento que comprova a condição de responsável tributário do imóvel, cópias do CPF, RG e comprovante de residência. A documentação do imóvel também deve ser anexada ao termo do acordo. No caso do Daae, em caso de renegociação feita por terceiros, é preciso apresentar autorização de parcelamento do consumo de água e serviços de esgoto reconhecido em cartório, ou contrato de locação com data atualizada.
Será?
Michel Temer (MDB) disse nessa quinta-feira (20) que as únicas coisas que o aborreceram no período em que esteve à frente da presidência foram “os ataques de natureza moral”. Em uma pequena cerimônia de confraternização com os servidores do Palácio do Planalto, Temer reafirmou que sempre levou uma vida “muito correta”. “Não foi fácil [as reformas que fizemos].
Primeiro, por uma oposição legítima, política e feroz, pesada. Mas isso não me assustou, porque aprendemos a viver na democracia. Mas, de outro lado, eu levo como uma mágoa os ataques de natureza moral. Eu tive uma vida na universidade, na profissão, uma vida pública muito exata, muito correta”, disse o presidente.
Oposição
As lideranças do PSB, PDT e do PCdoB na Câmara dos Deputados anunciaram nessa quinta-feira (20), por meio de nota conjunta, que formarão bloco de oposição ao governo Jair Bolsonaro (PSL) na próxima legislatura. A criação do bloco vinha sendo discutida por esses partidos desde o resultado da eleição deste ano, que elegeu Bolsonaro presidente da República. O PT, adversário de Bolsonaro no segundo turno, não aderiu ao bloco de oposição na Câmara.
Na nota divulgada à imprensa, os partidos afirmam que formarão um bloco partidário que “fortaleça as posições políticas e a ação parlamentar das legendas”. Juntos, o PSB, PDT e PCdoB elegeram 69 deputados para a próxima legislatura, que começa no ano que vem. A maior bancada da Câmara é do PT, que elegeu 56 deputados. A segunda maior bancada é do PSL, partido de Bolsonaro, que elegeu 52 deputados.