Prefeitura melhora sinalização viária em trecho do Jardim São Paulo
Trecho do bairro Jardim São Paulo, em Rio Claro, recebeu nesta terça-feira (5) serviços da prefeitura voltados à segurança no trânsito. A pintura de solo foi reforçada e ampliada na Rua 27.
Esse trabalho vem sendo feito pela prefeitura e visa, principalmente, aumentar a segurança no trânsito, com reforço em demarcações já existentes e implantação de outras, quando necessário. Com o programa Rio Claro em Ação, lançado pelo prefeito Gustavo no ano passado, essas intervenções foram intensificadas.
O programa de zeladoria inclui ainda ações da prefeitura como ampliação e reforma da sinalização vertical, implantação de semáforos e serviços de reparo asfáltico e suavização de valetas em toda a cidade, o que também deixa o trânsito mais seguro. (Fonte: Divulgação)
Vereador Julinho Lopes articula recursos para instalação do IFSP
O vereador Julinho Lopes (Progressistas) dá continuidade às tratativas para atender a portaria que define parâmetros e normas para instalação do campus do Instituto Federal de São Paulo – IFSP em Rio Claro.
O parlamentar tem procurado diversas autoridades, entre elas o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, para a inserção no orçamento da União, de recursos que irão regulamentar o funcionamento do campus e implementação de cargos efetivos, de direção e funções gratificadas.
Julinho também articula com o senador Ciro Nogueira e os deputados Mauricio Néves e Delegado Olim, recursos orçamentários para reformar e ampliar o prédio que sediou as antigas instalações da Unesp (Universidade Estadual Paulista), localizado na Rua 11 no bairro Santana.
Ainda de acordo com Julinho, a cidade ganha no aspecto educacional e na economia. “Nossos alunos terão chance de concorrer a vagas em uma instituição federal gratuita, com formação de mão de obra qualificada em áreas com demanda na região. Além disso, serão gerados empregos com a contratação de professores e funcionários”, concluiu.
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, se comprometeu a acionar o Ministério da Educação para solicitar mais informações sobre a portaria de instalação. (Fonte: Divulgação)
Descarte correto do óleo de cozinha usado é tema de palestras para estudantes
Por meio do programa Olho Vivo, 1.872 alunos da cidade e 42 assistidos por uma instituição foram orientados quanto a importância do descarte adequado do óleo de cozinha usado. A BRK, empresa responsável pelos serviços de esgoto da cidade, realiza em parceria com Secretaria de Educação e a empresa Planeta Azul, o Programa Olho Vivo, que destaca como esse material pode ser um dos principais vilões do meio ambiente e das redes de esgoto.
Isso porque, ao ser descartado irregularmente nas pias, tanques ou vasos sanitários, o óleo tende a solidificar e se fixar nas tubulações, ficando retido em forma de gordura, podendo ocasionar sérios problemas, uma vez que a estrutura pública de esgotamento sanitário da cidade é dimensionada e construída com objetivo de coletar, afastar e tratar exclusivamente os efluentes domésticos gerados por sua população (residências, escolas, comércios, indústrias etc.). O óleo encrustado e solidificado nas tubulações de esgoto dificulta a passagem do efluente, podendo até provocar a completa obstrução dos encanamentos, ou seja, o entupimento das redes.
No total, foram realizadas 22 palestras para demonstrar que, com a destinação adequada, o óleo de cozinha usado pode ser reaproveitado como matéria-prima em indústrias da região que o utilizam para produção de tintas, produtos de limpeza e até biodiesel.
“Reciclar o óleo de cozinha é de extrema importância, já que a sua capacidade poluente é muito alta. Em Rio Claro realizamos desde 2008 o Programa Olho Vivo que, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, incentiva o descarte adequado do óleo de cozinha usado através da coleta domiciliar e gratuita desse resíduo”, destaca Thaís Cortina, gerente de comunicação e sustentabilidade da BRK em Rio Claro.
“A orientação é que, após o uso, os moradores armazenem o óleo em garrafas plásticas e levem até um dos pontos de coleta da cidade. Somente em agosto foram 1172 litros coletados”, complementa a gerente. A lista completa dos pontos está disponível no site da concessionária: https://www.brkambiental.com.br/rio-claro/coleta-de-oleo-1. (Fonte: Divulgação)
Fotos: Divulgação