Prefeitura faz reunião nesta quarta-feira com moradores da região da Vila Cristina
Moradores da região do bairro Vila Cristina poderão conversar pessoalmente com o prefeito Gustavo e secretários municipais na noite desta quarta-feira (23), na escola municipal Ephraim Ribeiro dos Santos, localizada na Avenida José Felício Castellano, 1.660, Vila Cristina.
A reunião, que terá início às 19 horas, faz parte do programa “Vamos Conversar?”, lançado no final de março pelo prefeito Gustavo para levar a Ouvidoria Municipal aos bairros. “Estamos ampliando as possibilidades de comunicação com a população, dando a oportunidade para que mais pessoas opinem e participem do dia a dia da cidade”, destaca Gustavo.
Esta será a sexta reunião do “Vamos Conversar?”. As cinco primeiras foram realizadas na região da Vila Olinda, no distrito de Ajapi, na região central, Vila Paulista e no bairro Mãe Preta.
O programa tem o objetivo de ampliar os canais de comunicação com a população e o acesso dos moradores aos diversos setores dos serviços públicos municipais, além de facilitar a prestação de orientações e o recebimento de reclamações e sugestões.
Além da comunidade da Vila Cristina, também estão convidados a participar da reunião os moradores do Conjunto Habitacional Orestes Armando Giovanni, Vila São Miguel, Jardim Bandeirante, Vila São José, Vila Nova e Desmembramento Tingu. (Fonte: Divulgação)
Indústria defende alíquota máxima de 25% na reforma tributária
O presidente do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), Rafael Cervone, foi uma das lideranças presentes no Debate “Reforma Tributária Já” na tarde de segunda-feira (21), que reuniu as presidências do Senado, da Câmara Federal e representantes do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Durante o evento, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, anunciou em primeira mão que a votação da Reforma Tributária deverá acontecer no próximo dia 4 de outubro, após passar por uma análise minuciosa dos números.
O evento, que aconteceu na capital paulista, foi promovido pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) em parceria com o grupo empresarial Esfera Brasil. Durante o debate, empresários e entidades ligadas à indústria chamaram a atenção para alguns pontos da reforma como a necessidade de estabelecer um limite máximo de 25% para a alíquota do imposto único, o imposto seletivo, a contribuição estadual sobre produtos primários e semielaborados (que eliminaria o artigo 19 da PEC 45 e daria competência aos estados para a criação da contribuição sobre esses produtos) e os aspectos sobre o pagamento do IBS (Imposto Sobre Bens e Serviços) e do CBS (Contribuição Sobre Bens e Serviços), que deverão incidir somente quando os bens e serviços forem efetivamente pagos pelos contribuintes.
Cervone acha que o debate foi importante para chamar a atenção dos senadores sobre os pontos levantados. “A Reforma Tributária passou na Câmara dessa forma, então acho que é importante trabalhar no Senado até porque depois, com qualquer alteração, o projeto voltará para a Câmara. Então, acho que a celeridade deve ser estabelecida”, disse Cervone. De acordo com ele, há uma grande preocupação da indústria em fazer com que as exceções, que ele chama de “puxadinhos”, não elevem a alíquota final do imposto único. Cervone frisa que os próprios estudos do Ministério da Fazenda apontaram que a alíquota poderia chegar a até 22%, se o projeto for aprovado de forma equilibrada e sem abuso das exceções.
O presidente da Fiesp, Josué Gomes, fez um apelo para que a alíquota não seja superior a 25% e disse que as indústrias não irão suportar caso este índice seja ultrapassado. (Fonte: Divulgação)
Sipat da Saúde vai até quinta-feira
A Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat) da Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro prossegue nesta quarta e quinta-feira (24). A abertura oficial do evento foi realizada nesta segunda-feira em programação que terá ao todo 11 atividades.
As atividades da Sipat são no Centro Cultural, com programação de manhã, sempre a partir das 8h30, e à tarde, com início às 13h30. Nessa quarta-feira de manhã haverá orientações sobre ergonomia com a enfermeira do trabalho Katia Bortolin Lopes e o engenheiro de segurança do trabalho Roberto da Costa Junior. Depois a psicóloga Talissa Tulimosky apresentará palestra sobre inteligência emocional com ênfase em comunicação não violenta. À tarde as orientações serão sobre racismo estrutural, assunto que será abordado por Marcos Rocha Simões, professor de Direito da Faculdade Anhanguera e membro da Unegro Rio Claro. Também à tarde palestra sobre dependência química e suas consequências, apresentada pela enfermeira Rose de Carvalho e pela assistente social Dalila Reis.
A quinta-feira (24) pela manhã terá Lian Gong com a enfermeira Kimie Kaneko Ebert e a palestra “Plano municipal para retomada das coberturas vacinais: a importância do engajamento de todos os profissionais de saúde”, ministrada pela enfermeira e responsável pelo setor de imunização Fabyolla Lourenço. À tarde, orientações do Samu Regional Rio Claro, com o enfermeiro Carlos Bonato, e palestra sobre assédio moral e sexual, com Henry Modesto Peruchi, procurador judicial chefe da Fundação de Saúde. (Fonte: Divulgação)