Alunos da escola Gunar Koelle também cultivam horta

A nova Escola Municipal Gunar Wilhelm Koelle, localizada no bairro Jardim Novo, está empolgada com a implantação do projeto Horta nas Escolas, que tem uma abordagem educacional inovadora. A escola Gunar Koelle é a 31ª a aderir ao projeto desenvolvido pelo Departamento de Silvicultura da Secretaria de Agricultura, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
Cada etapa do cultivo – da preparação do solo à colheita – oferece oportunidades para aprender sobre os ciclos naturais, a importância da água e da luz solar, bem como a interdependência entre os seres vivos. A responsabilidade de cuidar das plantas promove valores como paciência, comprometimento e trabalho em equipe.
“Os alunos aprendem a observar, analisar e reagir às necessidades das plantas, o que gera empatia e sensibilidade para com o meio ambiente”, afirma Eduardo Barbosa, diretor municipal de Silvicultura.
Barbosa destaca que em um mundo cada vez mais urbanizado e desconectado das origens naturais, a introdução do projeto Horta nas Escolas emerge como uma iniciativa enriquecedora e transformadora. “Ao trazer a agricultura para o ambiente escolar, não apenas estamos cultivando plantas, mas também semeando valores, responsabilidade ambiental e habilidades práticas nos corações e mentes das futuras gerações”, afirma. (Fonte: Divulgação)
Saúde realiza treinamento para profissionais da rede de urgência

A humanização no atendimento e o acolhimento aos pacientes foram tema de treinamento realizado pela Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro com profissionais que atuam nos serviços de urgência e emergência do município. Atividades foram realizadas na terça e quarta-feira (16) para cerca de 60 profissionais.
Esta é a segunda etapa do trabalho que vem sendo desenvolvido pela rede de urgência e emergência da Fundação de Saúde. Anteriormente passaram pelo treinamento os profissionais que atuam na área de enfermagem e nesta semana a capacitação foi ministrada para recepcionistas, assistentes sociais, telefonistas e equipes administrativas que atuam nas unidades de pronto atendimento do Cervezão e da Avenida 29, Caps e Samu. Foram duas turmas em cada um dos dois dias de atividades.
“Esta é uma das ações que o grupo de trabalho da rede de urgência e emergência vem desenvolvendo e visa atualizar os funcionários quanto ao acolhimento e humanização em saúde, relacionada ao protocolo de acolhimento e classificação de risco”, observa Roberto Jose Borotti Filho, chefe de divisão da urgência e emergência. (Fonte: Divulgação)
Conselho de Saúde vistoria obras do hospital e da UBS da Avenida 29

Membros da Comissão de Obras do Conselho Municipal de Saúde de Rio Claro realizaram na quarta-feira (16) a segunda visita ao Hospital Público Municipal, para verificar o andamento da obra. A parte externa no prédio está recebendo reboco. A etapa atual também inclui infraestrutura para instalações elétricas, para caixa d’água e para tubulações e assentamento do revestimento cerâmico nos sanitários superiores.
Além do hospital, no Cervezão, também na quarta-feira, os membros do conselho municipal estiveram na unidade básica de saúde da Avenida 29, que está sendo totalmente reformada, e na lavanderia municipal. A lavanderia recentemente ganhou um novo espaço de funcionamento, atendendo normas sanitárias vigentes.
Participaram da visita o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Américo Valdanha Netto, e os conselheiros Antônio Roberto da Silva, Bispo Antônio Esteves, Cesar A. Borgi, Marcos Cullen Sampaio e Milena Di Gracia Zanfelice, além do secretário executivo do Conselho Municipal de Saúde, José Pedro S. Pacheco. (Fonte: Divulgação)
Fotos: Divulgação