Leia a política nacional e rio-clarense em notas rápidas, na melhor coluna do interior!
MOVIMENTO
Em artigo publicado na Folha de São Paulo, o empresário Josué Gomes, filho do ex-vice-presidente José de Alencar, declarou apoio ao tucano Geraldo Alckimin, mesmo depois de ter recusado o convite para ser vice do pre-candidato, conforme havia divulgado a grande imprensa. Na terça-feira (24), o PR divulgou nota negando a recusa do empresário em ser vice. Especula-se que a nota é uma estratégia do partido de convencer o filho do ex-vice-presidente a mudar na decisão.
PERDÃO
A defesa do ex-vice-presidente de Fundos de Governo e Loterias da Caixa, Fábio Cleto, pediu perdão judicial ao Supremo Tribunal Federal (STF). Em petição encaminhada na terça-feira (24) à Corte, os advogados afirmam que Cleto delatou o esquema de corrupção em uma diretoria do banco e merece o benefício. Em um dos depoimentos de delação premiada, Cleto disse que o ex-presidente afastado da Câmara dos Deputados e deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB) recebia 80% da propina arrecadada entre empresas interessadas na liberação de verbas do Fundo de Investimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FI-FGTS).
VIAJANDÃO
Michel Temer já está na África do Sul para o 10º encontro do Brics, bloco formado pelo Brasil, a Rússia, Índia, China e África do Sul. Pelo Twitter, ele falou de alguns de seus compromissos durante os três dias em que ficará na África. Temer anunciou que falará na abertura da reunião plenária da Cúpula do Brics. Além disso, terá reuniões bilaterais com o presidente da China, Xi Jimping, e da África do Sul, Ciryl Ramaphosa.
TÍMIDA
A presidente da republica interina Cármen Lúcia não dá entrevistas e não posa para fotos enquanto trabalha. A presidente do STF sequer se senta na mesa usada diariamente por Temer, e prefere despachar em uma mesa usada para reuniões, ao lado da mesa principal do escritóriopresidencial.
CONVENÇÕES
As próximas convenções partidárias acontecem neste sábado (28), quando o Democracia Cristã, PTB, PV e PSD se reúnem para definirem suas estratégias.
TRANSPARÊNCIA RIO CLARO
O vereador Hernani Leonhardt deu entrada na Câmara em um projeto de lei que dispõe sobre a gravação, trasmissão e disponibilização na internet os processos licitatórios de Rio Claro. “Texto determina que todos os pregões presenciais sejam gravados e transmitidos em tempo real e que o arquivo fique disponível na internet”, disse o vereador.
ACERTO
Informações do diretório do Progressistas de Rio Claro dão conta que o Centrão, formado pelos partidos Democratas, Progressistas, PR, PRB e Solidariedade, deve anunciar o apoio a Alckimin nesta quinta-feira (26).