Os animais dispersam sementes, e portanto, plantam árvores, produzem remédios para cura de muitas doenças, inclusive humanas, controlam populações de outras espécies, sendo a função deles essencial para que outras espécies continuem existindo. Todos os animais possuem importantes papéis para o equilíbrio da natureza, mas algumas espécies se destacam mais para o equilíbrio da biodiversidade.
As abelhas com a polinização contribuem para a manutenção de diversas espécies na terra e isso é fator importante para a existência da vegetação. Se as abelhas desaparecerem várias espécies de animais e plantas também serão reduzidos, devido a falta de seus serviços ambientais, ou seja, a polinização.
As mudanças climáticas, o desmatamento e a grande quantidade de inseticidas utilizados na agricultura são as principais causas da redução da população de abelhas.
Outro exemplo são os anfíbios, considerados bioindicadores, pois conseguem prever alterações ambientais. Tendo ciclo de vida em ambiente aquático e terrestre os fazem suscetíveis a alterações físicas do ambiente, como umidade e temperatura e químicas, como poluição do ar. As áreas onde o ambiente está preservado aparentemente, mas não encontramos anfíbios, podem ser detectadas como problemáticas.
Outro animal importante é a anta, que tem o hábito de procurar comida no final da tarde, à noite e de madrugada. Durante o dia descansa na mata ou dentro d`água. A anta é o maior mamífero terrestre da América do Sul e é considerada a jardineira de nossas florestas, pois dispersa sementes garantindo a formação e manutenção da biodiversidade dos biomas brasileiros onde habita. Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal.
Uma espécie de animais que causam muito impacto no ambiente são os cupins, pois são capazes de digerir celulose, servindo de alimento para um grande número de organismos, os cupinzeiros servem de abrigo para diversas espécies, tanto invertebrados, como vertebrados. São importantes para o solo, pois ao construírem seus ninhos vão fazendo vãos e pequenos canais, drenando e areando o solo, descompactando o mesmo, mantendo a porosidade e distribuindo a matéria orgânica.
As estruturações físicas quanto químicas do solo dependem muito desse grupo. Os cupins contribuem nos processos de decomposição, ciclagem de nutrientes, fluxo do carbono, fixação de nitrogênio, condicionamento do solo e incorporação de matéria orgânica.
Para a manutenção do equilíbrio do ambiente, outro exemplo de animal importante em sua função ecológica é a onça pintada, pois tem como papel fundamental regular o tamanho das populações de suas espécies presas, como capivaras, jacarés e queixadas. Para sobreviver e se reproduzir precisa de áreas extensas, portanto, todas as demais espécies que ocorrem no seu ambiente, estarão bem, se a onça pintada estiver bem também.
Outro animal a ser citado é o peixe boi, que vive em ambiente marinho, tanto em água doce, como salgada, são responsáveis por fertilizar a água dos rios com nutrientes encontrados em suas fezes e urina alimentando fitoplânctons e muitas larvas de peixes, contribuem também para o controle biológico de plantas aquáticas, regulando sua multiplicação. Também é responsável que algas não fiquem acumuladas em um único local da costa, evitando que elas alcancem as superfícies litorâneas e dificultem a vida marinha nesses locais.
Preservar a fauna é um cuidado essencial com o meio ambiente e devemos apoiar iniciativas e projetos ambientais. Você faz parte de tudo isso!