O número de gatos nos lares brasileiros não para de crescer.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), já são mais de 22 milhões de felinos presentes nas residências, quantidade duas vezes maior do que em 1996. Mas, mesmo com esse aumento na popularidade, muitas pessoas ainda possuem inúmeras perguntas e curiosidades sobre gatos.
Conhecidos por serem animais independentes, algumas raças precisam de cuidados muito especiais, como os gatos sem pelo. Além disso, todo dono deve ter uma preocupação especial com a higiene do ambiente. Confira outras curiosidades sobre gatos.
CURIOSIDADES
Os gatos têm campo de visão de 185º e não conseguem enxergar bem nem cores, nem pequenos detalhes. Em compensação, eles possuem a habilidade de enxergar mesmo quando o ambiente tem pouca luz.
Os gatos e gatas têm 11,6% mais ossos do que qualquer pessoa e 10% desses ossos estão presentes em sua cauda, que é a responsável pelo equilíbrio do felino.
Esses animais são conhecidos por sua habilidade em pular, afinal, eles sempre caem em pé e se safam de problemas maiores por conta disso. No entanto, o que muita gente não sabe é que eles podem saltar nada mais, nada menos do que cinco vezes a sua altura.
O maior gato do mundo mede impressionantes 122 centímetros do focinho até a ponta da cauda e é da raça Maine Coon.
O menor gato do mundo tem apenas 19 centímetros da cauda ao focinho e só sete centímetros de altura. O nome dele é Mr. Peebles.
A gata Missi, da Finlândia, é dona do maior bigode do mundo, com 19 centímetros de comprimento. Sim, o mesmo tamanho do menor gato do mundo.
Se você gosta de gatos grandes, saiba que é possível ter um em casa. Para isso, basta adotar ou comprar um exemplar das raças de gatos gigantes .
Os felinos passam mais de 1/3 do dia se lambendo e limpando cada pedaço de seu corpo como garantia da higiene. E ainda há quem acredite que eles são animais “sujos” porque gostam muito de passear.
Entre as curiosidades sobre gatos está a ausência de glândulas sudoríparas. Por isso, os bichanos suam pelas patas, o que também explica o fato de eles adorarem ficar com as patas para cima em dias de muito calor.