A Medicina de Animais Silvestres e Exóticos está em evidência e se expandindo cada vez mais, com grande diversidade de espécies. Também cresce a oferta de atendimento e o número de profissionais especializados nas Clínicas Veterinárias, que antes se limitava apenas pelos serviços de cães e gatos.
Nos grandes centros urbanos onde pessoas habitam apartamentos, tem sido demonstrado um grande interesse por espécies de animais que ocupem menor espaço e que, ao mesmo tempo, criem um vínculo afetivo com a família.
Como exemplo destes animais, podemos citar as aves: calopsitas, periquitos, canários, cacatuas, papagaios, araras, os peixes de diversas cores, tamanhos e características, alguns répteis como; serpentes e iguanas, alguns quelônios como; tartarugas aquáticas e jabutis, além do grande número de pequenos mamíferos que vem crescendo com o passar do tempo como; hamsters, camundongos, ratos mercol, mini-coelhos, ferrets e chinchilas.
O reflexo do interesse do público se nota através da grande variedade de produtos nacionais e importados existentes no mercado para esses animais que a cada dia estão mais específicos e adequados para cada espécie.
Vale ressaltar que o Brasil é o país com maior diversidade biológica do Mundo, contendo cerca de 15 a 20% das espécies vivas, podendo ser destacado ainda um grande crescimento nos criatórios especializados que, ao decorrer do tempo, perceberam a importância de melhorar e aperfeiçoar as técnicas para terem melhores resultados, reflexo disso são os atendimentos clínicos á criadores que cresce a cada dia, garantindo assim uma melhoria na qualidade de vida e bem estar dos animais.
Ressalta-se também, a importância da procedência e a comercialização dos animais, principalmente os animais nativos da fauna nacional, os quais devem ser adquiridos de lojas e criatórios que apresentem a licença do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), órgão que estabelece critérios para a permissão, criação e comercialização, minimizando assim o tráfico de animais silvestres e exóticos. Para animais exóticos, o critério estabelecido é a compra em lojas ou criadores que forneçam condições sanitárias e acompanhadas de atestado sanitário emitido por Médico Veterinário, garantindo assim um melhor acompanhamento da saúde dos animais e a qualidade de estarem aptos a serem adquiridos.
Colaboração: Dr. Gustavo Henrique Bonafé D’Ávila – Médico Veterinário Especialista em Animais Silvestres e Exóticos na Clínica Veterinária Bicho Solto. Rua 3, 51, Avenidas 23 e 25 – Cidade Jardim – (19) 3617-1355.