Um grupo de empresários liderado pelo ex-piloto Michael Andretti fechou a compra da Sauber, que tem como principal atividade a equipe de Fórmula 1, que hoje atende pelo nome de Alfa Romeo.
Ainda não há uma definição se haverá alguma mudança no nome da equipe ou se o acordo com a Alfa será mantido. O que se sabe é que a gestão da parte esportiva do grupo ficará a cargo de Andretti, que já é o controlador da Andretti Autosport, equipe presente em diversas categorias mundo afora.
E é justamente um dos talentos da Andretti Autosport na Indy quem irá assumir o segundo carro da (por enquanto) Alfa Romeo na F1: o jovem americano Colton Herta.
Essa cobiçada vaga na Alfa Romeo, para correr ao lado de Valtteri Bottas, era a única ainda em aberto para 2022. O anúncio surpreende, já que Herta não era sequer cotado para sair da Indy no momento. As especulações giravam em torno dos nomes de Antonio Giovinazzi, atual piloto da equipe, Nyck de Vries, tido como favorito à vaga e Guanyu Zhou, da Fórmula 2.
Colton Herta – Filho do também piloto Bryan Herta, Colton Herta é um fenômeno na Fórmula Indy. O californiano é o mais jovem piloto a vencer na história da categoria, tendo atingido o feito em 2019 com apenas 18 anos.
Desde 2020, corre pela Andretti Autosport. Atualmente com 21 anos, Herta já tem seis vitórias na Indy, incluindo as duas últimas corridas da recém-encerrada temporada de 2021, e é tido como uma das grandes promessas para os próximos anos da categoria.
Por E. Cortez / Foto: Reprodução