Felipe Giaffone é bicampeão da Copa Truck 2023. Os comissários da prova em Interlagos, disputada domingo (10), aceitaram a reclamação desportiva do piloto da Volkswagen e penalizaram Roberval Andrade com o acréscimo de 5s no tempo de prova, caindo de segundo para sexto colocado na corrida 2.
Isso porque, na penúltima volta da prova final, Giaffone ultrapassou Andrade no S do Senna, mas como foi para fora da pista, ganhou vantagem e não devolveu a posição para o bruto #4, o que gerou muita reclamação do piloto.
“Os Comissários Desportivos aceitam a reclamação desportiva como tempestiva e decidem pela procedência da mesma, aplicando ao piloto Roberval Andrade – #15, a penalização de acréscimo de tempo de 5 (cinco) segundos ao seu tempo final de prova, por uso do traçado não oficial”, diz o texto oficial da punição.
Assim, Giaffone, que venceu a corrida 1, saltou para a segunda posição na prova final e chegou aos 263 pontos, três a mais que Roberval, que ficou com o vice-campeonato.
Giaffone foi tetracampeão da Fórmula Truck com títulos em 2007, 2009, 2011 e 2016. Logo depois, em 2017, o piloto paulista foi o primeiro campeão da Copa Truck e agora volta a repetir o feito para chegar ao seu sexto título nacional nos caminhões.
Super
Na Super, Thiago Rizzo também foi campeão com requintes de emoção. Sem ter vencido uma prova, ele contou com um dos maiores azares da história da Truck: seu principal rival, Felipe Tozzo, que chegou liderando, teve quebras nos três dias e zerou no domingo, não conseguindo segurar o choro de tristeza.
Agora, a Copa Truck tira um intervalo de pouco mais de três meses até o início da próxima temporada, que tem início pré-confirmado para o dia 17 de março, em Campo Grande (MS).
Felipe Giaffone e Thiago Rizzo são oficialmente campeões da Copa Truck
Por E. Cortez / Foto: Divulgação