O IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) irá realizar uma nova avaliação técnica na estrada municipal Orlando Tendolini, em Analândia. O local foi atingido por um desabamento de pedras no ano passado. A vistoria deve acontecer entre os dias 16 e 20 deste mês.
A estrada, que dá acesso aos morros do Camelo e do Cuscuzeiro, duas atrações turísticas do município, e também liga Analândia à Rodovia Washington Luís (SP-310) está interditada desde que uma rocha de cerca de 20 toneladas deslizou em um dos trechos.
Após o deslizamento, técnicos da Defesa Civil estadual e do IPT estiveram no local e recomendaram a manutenção da interdição da estrada rural ao concluírem que havia riscos de novos desmoronamentos.
Na época, os pesquisadores do IPT informaram que outras pedras se soltaram e estavam presas em meio à vegetação, com risco de desabar.
“Nossa indicação é para manter a interdição da rodovia até que se faça o desmonte de alguns blocos de rocha que se encontram instáveis e na sequência a gente vai recomendar que sejam colocados anteparos que possam evitar futuramente o desprendimentos de mais blocos”, afirmou o pesquisador geotécnico do IPT Luís Antônio Gomes.
A prefeitura informou que os trabalhos recomendados pelos técnicos foram feitos e aguarda um novo parecer para liberar a estrada.
Foto: Divulgação Prefeitura