Eles tinham lar, recebiam alimento e acima de tudo amor e carinho de sua tutora, a Dona Rita, que não media esforços para resgatar e cuidar de diversos animais. Ela era muito conhecida em Rio Claro por atuar em defesa da causa, por pedir ajuda e apoio em prol dos animais, mas infelizmente Rita Antunes de Souza faleceu, deixando os seus 68 cães precisando de cuidados e de novos lares, com isso, um movimento foi lançado, o “Ampara Dona Rita”. Dona Rita morreu vítima da Covid no dia 28 de março e, após duas horas, seu marido também faleceu em decorrência da doença. Ela morava em uma casa alugada no bairro Cervezão há 15 anos. “Todo mundo na cidade já conhecia a Dona Rita, era comum ela ficar nas casas de agropet pedindo ração para os cães dela. Quando faleceu, eram 68 cães na casa dela, a maioria já castrada”, comentou a protetora animal Giselle Pfeifer.
A comoção foi nacional e muita gente se mobilizou pela campanha, tanto protetores de animais que se uniram, quanto os novos tutores que adotaram os animais. De lá para cá, 50 cães foram acolhidos por novas famílias, por meio de adoções responsáveis. “A primeira preocupação foi com a alimentação e começou uma campanha para doação de ração. Uma das três filhas dela, já estava na casa cuidando dos cães desde que ela foi internada e ela que continua lá, até agora, cuidando dos cães”, contou Gisele.
Mas ainda restam 18 cães precisando de novos tutores. “Todos os cães foram examinados, passaram por exames laboratoriais, foram tratados, vermifugados, tomaram remédio para carrapato e estão aptos para adoção responsável. Uma feirinha será realizada no sábado e a expectativa é positiva, visto, que a cidade de Rio Claro é solidária com a causa. É indescritível a emoção em ver cada um ganhando um lar de amor e responsável. Cada adoção é uma vitória. Ainda mais dos mais idosinhos, visto que a maioria procura filhotes”, destacou emocionada Gisele que ao lado de ONGs e protetores independentes do município se juntaram para ajudar esses cães.
Os interessados em adotar ou ajudar de alguma forma podem entrar em contato pelo telefone (19) 98161-6373 ou nas páginas do Facebook e Instagram: @amparadonarita.
Feira de Adoção acontece neste sábado
Uma Feira de Adoção está marcada para este sábado (10), das 10 às 13 horas, na Avenida 7, 425 entre as ruas 4 e 5 no Centro. A expectativa é que os 18 animais consigam um novo lar.
Por Janaina Moro / Foto: Divulgação