A Ammarc (Associação do Movimento das Mães Atípicas de Rio Claro) ainda não tem sede própria, mas desenvolve várias atividades e projetos para ajudar as famílias de pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista).
“Realizamos os trabalhos normalmente em ambientes cedidos à associação. Todos os meses realizamos palestras informativas a fim de levar conhecimento para as mães e familiares de pessoas com TEA. A atividade é realizada em locais variados que alguém possa nos emprestar”, informa a presidente da Ammarc, Joselisa Shinoda.
Além das palestras, a entidade promove uma feira onde as mães e familiares atípicos possam vender produtos de produção própria para complementar a renda. A feira acontece no Barracão Cultural, localizado na Avenida 7, nº 593, no Centro. “A gente dá todo o suporte para que elas produzam em casa”, explica.
Conforme a presidente, quem não tem condições de comprar o material inicial, a associação auxilia por meio do projeto Primeiro Passo, que obtém recursos com a venda de material reciclável. “Toda a renda obtida com os produtos vai para as mães, a Ammarc não pede nada. Nosso objetivo é que elas se sintam capazes de produzir e aumentar a renda da família”, destaca Joselisa.
Teatro sensorial
Outro projeto realizado pela Ammarc é o teatro sensorial que visita escolas públicas municipais e estaduais com o objetivo de criar empatia e conscientizar os estudantes sobre o TEA. “O teatro é totalmente interativo e dinâmico, e as pessoas vivenciam as dificuldades que o autista enfrenta com o transtorno do processamento sensorial e o porquê ele tem tanta dificuldade no ambiente externo”, esclarece Joselisa. Além da peça, também é apresentada uma palestra sobre autismo com exibição de vídeo que mostra as dificuldades reais do autista.
A Ammarc ainda tem o projeto “Te Ajuda”, que promove reunião mensal de mães atípicas para discutir temas relacionados ao TEA. A ideia é melhorar o entendimento delas sobre a condição e, consequentemente, sua interação com os filhos.
A associação ainda oferece cursos ministrados por profissionais voluntários. No momento, a entidade prepara um curso sobre seletividade alimentar, problema comum em pessoas com TEA. A capacitação conta com apoio de nutricionista voluntária que atuará de forma gratuita, em cozinha cedida para essa finalidade.
Joselisa conta que a Ammarc tem vagas sociais em clínicas da cidade que são destinadas às famílias em situação de vulnerabilidade social.
Outra frente de trabalho é a parceria com o serviço de equoterapia. A Ammarc custeia a mensalidade de quem precisa fazer a terapia e não tem condições financeiras.
Todos esses projetos e atividades são feitos com doações da comunidade, já que a Ammarc não cobra mensalidade. A entidade recebe doações em dinheiro, de alimentos, de material escolar, entre outros produtos. Quem quiser contribuir pode enviar qualquer valor pelo Pix CNPJ: 57.784.364/0001-27 – Ammarc.
Caminhada Autística

A Ammarc está vendendo camisetas para a 2ª Caminhada Autística de Rio Claro, que será realizada no próximo domingo, dia 6 de abril. A atividade é um evento voltado à conscientização e inclusão das pessoas autistas, reunindo famílias, profissionais e a comunidade para fortalecer a causa. O valor da camiseta é de R$ 40,00 e a encomenda pode ser feita pelo link: https://forms.gle/mjKcq5kNQxv4M7YA7 ou pelo WhatsApp: (19) 9.9830-5309. Vista essa causa e ajude o trabalho social da entidade.
Por Ednéia Silva / Fotos: Reprodução/Instagram/Ammarc