Nilva Michelotto Nogueira, de 76 anos, e Helena Balaben Fuzaro, de 82, são mais do que amigas. Moradoras do tradicional bairro Cidade Nova, em Rio Claro, elas compartilham uma amizade de mais de 60 anos e, mesmo diante de grandes desafios de saúde, caminharam lado a lado até as urnas neste domingo para cumprir seu dever cívico.
Para Nilva, os últimos meses foram difíceis. Em março, foi internada na UPA com complicações de diabetes e passou sete dias lutando contra uma infecção que a debilitou. A condição exigiu um tratamento rigoroso com antibióticos, agravando ainda mais sua saúde e resultando em um AVC. Mas nada disso foi suficiente para impedi-la de exercer o que acredita ser seu papel como cidadã. “Votar é um direito que não podemos deixar de lado”, disse, emocionada.
Já Helena, aos 82 anos, superou uma batalha ainda mais dura: o câncer de mama. Durante meses, viajou de Rio Claro a Piracicaba para realizar seu tratamento, numa rotina exaustiva de idas e vindas. Mesmo diante de tanta dificuldade, Helena nunca perdeu a esperança. E agora, com a saúde restabelecida, ela celebrou a vitória de mais um dia de cidadania ao lado da amiga de longa data. “Enfrentamos muito, mas somos fortes. O voto é parte da nossa força”, afirmou Helena, orgulhosa.
A amizade entre Nilva e Helena é marcada pela superação, e sua determinação em participar das eleições reflete um compromisso com a democracia que transcende os desafios pessoais. Mesmo em meio às dificuldades, elas não abriram mão do direito de contribuir para o futuro de Rio Claro, reforçando que a cidadania é uma conquista que deve ser exercida por todos, em qualquer circunstância.
A amizade entre Nilva e Helena é marcada pela superação, e sua determinação em participar das eleições reflete um compromisso com a democracia que transcende os desafios pessoais. Mesmo em meio às dificuldades, elas não abriram mão do direito de contribuir para o futuro de Rio Claro. “
Apesar de tudo que passamos, votar é nosso dever, é o que podemos fazer para melhorar o lugar onde vivemos. A cidadania é uma conquista que não podemos deixar de lado, em qualquer circunstância”, afirmou Helena, destacando a importância de cada voto.
Foto: Diário