A primeira fase de teleatendimentos pelo AME +Digital nas unidades de Dracena, Itapeva, Ourinhos e Botucatu entrou em vigor no último mês. A iniciativa do programa Saúde Digital do Governo de São Paulo é realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). Neste primeiro momento, o serviço irá oferecer consultas de especialidades de forma híbrida.
“O AME +Digital traz um impacto significativo para reduzirmos a carência de médicos especialistas no território paulista e, consequentemente, diminuir filas. Nosso compromisso é o de ampliar a oferta de serviços com qualidade e segurança assistencial”, afirma Cristina Balestrin, coordenadora de Saúde Digital da SES.
Os teleatendimentos são realizados por médicos especialistas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP), que atendem no HUB do Centro Líder de Inovação em Saúde Digital, na capital paulista. O modelo estreou por meio de consultas realizadas nas unidades dos AMEs, utilizando a infraestrutura tecnológica e os profissionais envolvidos no projeto para apoiar na orientação e no cuidado do paciente.
Inicialmente, as especialidades do serviço incluem Psiquiatria, Ortopedia, Cardiologia, Gastroenterologia, Endocrinologia, Infectologia, Neurologia, Hematologia e Nefrologia. A partir de janeiro de 2025, deverão ser incluídas outras especialidades, como dermatologia, oftalmologia, otorrinolaringologia e urologia.
PD&I Saúde Digital
O Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Saúde Digital (PDI Saúde Digital) realizado em parceria com o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, é uma iniciativa para qualificar, ampliar e facilitar o acesso do cidadão à assistência à saúde. Baseado nos conceitos de transformação digital, o programa busca a disrupção em diversas áreas por meio da validação de novos métodos, processos, fluxos e estruturas que possam ser escalados visando assistência de qualidade e segurança.
O PD&I Saúde Digital engloba, além de iniciativas estruturantes, como mapeamento tecnológico e de ofertas de telessaúde já existentes, iniciativas assistenciais: TeleAPS, voltada à Atenção Primária à Saúde; TeleUTI, destinado à teleconsultoria para terapia intensiva; TeleSAP, orientado para o teleatendimento em Atenção Primária à Saúde e Atenção Especializada às pessoas privadas de Liberdade e AME+Digital, focado no teleatendimento médico de Especialidades.
Por Agência SP / Foto: Divulgação/Governo de SP