A doação de sangue é um ato solidário e altruísta que ajuda a salvar vidas. Com apenas uma bolsa, é possível salvar até quatro vidas, daí a importância da doação. Moradores de Rio Claro e região podem fazer esse gesto solidário participando da campanha de doação de sangue que será realizada neste sábado (25), em prol do Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia da cidade.
O coordenador da campanha, Marco Antonio Sant’Anna, falou sobre a iniciativa no programa Diário de Manhã desta quinta-feira (23). Na entrevista, ele convidou a comunidade para participar da ação e ajudar a repor o estoque de sangue do banco da Santa Casa. A campanha é organizada pelo Rotary Club de Rio Claro, Sangue Corinthiano e Embaixada Rio Claro, com apoio do Grupo Mais Vida.
A doação será realizada amanhã, das 7h às 10h30, no Banco de Sangue. Como o tempo é curto e as vagas são limitadas, é preciso fazer agendamento prévio pelos telefones (19) 9.9288-9737 (Banco de Sangue) ou (19) 9.9232-2461 (Marcos). Depois disso, é só comparecer no horário agendado para fazer a doação.
Mas atenção aos requisitos que precisam ser observados pelos doadores. De acordo com Sant’Anna, para doar, as pessoas precisam ter entre 18 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Menores de idade acima de 16 anos podem doar sangue desde que tenham autorização do responsável legal. Além disso, os doadores precisam apresentar um documento oficial com foto.
Quem teve dengue ou Covid-19 deve ficar atento. No caso da dengue, a doação pode ser feita somente 30 dias após o término dos sintomas. Em relação à Covid-19, o prazo é de 10 dias. Da mesma forma, quem fez tatuagem ou colocou piercing recentemente deve aguardar um ano depois da realização do procedimento para fazer a doação de sangue.
Também há restrições para quem usa medicamentos controlados. Por outro lado, a pessoa que ingeriu bebida alcoólica ou consumiu alimentos gordurosos pode doar sangue depois de 12 horas.
Essa é apenas uma das campanhas coordenadas por Marcos Sant’Anna, que atua há 15 anos nessa atividade. Conforme ele, o Grupo Mais Vida realiza três campanhas por ano, o Sangue Corinthiano duas, e ainda tem as ações esporádicas como essa em prol do Banco de Sangue.
“A importância da doação é muito grande, porque às vezes as pessoas aguardam dias por uma transfusão. Uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas, então uns minutos que a gente perde ali, a gente está salvando uma vida”, reforça o coordenador.
O vídeo da entrevista com Marcos Sant’Anna pode ser visto, na íntegra, pelo link https://www.youtube.com/watch?v=H2jseJX2-AU. O programa Diário de Manhã vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 8h às 9h30, com transmissão ao vivo pelo Facebook e YouTube do Diário do Rio Claro.
Por Ednéia Silva / Foto: Diário do Rio Claro