O município de Rio Claro está realizando os Jogos Infantis, evento que reúne estudantes de 13 escolas municipais em oito modalidades esportivas. A abertura oficial foi realizada na noite de terça-feira (3) no Ginásio Felipe Karan, com a presença de alunos das escolas participantes e seus familiares.
“É muito bom verificar que as famílias estão participando da vida escolar de seus filhos”, afirmou a secretária municipal da Educação, Valéria Velis.
Os Jogos Infantis são organizados pela prefeitura, por intermédio da Secretaria da Educação e Secretaria de Esportes, e serão disputados até novembro.
As primeiras disputas são da modalidade queimada, que irão até sexta-feira. As outras modalidades dos jogos são: handebol, basquete, atletismo, cabo de guerra, xadrez, damas e futsal.
O secretário municipal de Esportes, Yves Carbinatti, que representou o prefeito Gustavo na solenidade de abertura, lembrou que nesta semana Rio Claro iniciou participação nos Jogos Abertos do Interior com 100 atletas. “Muitos deles passaram por competições como estas que vocês iniciam hoje”, disse aos estudantes que disputarão os Jogos Infantis. “No futuro, vocês serão os representantes de Rio Claro nas grandes competições”.
O representante do Conselho Regional de Educação Física, Nelson Leme da Silva Junior, ressaltou que “a sementinha da saúde tem que ser plantada nas escolas, como forma de, no futuro, termos bons cidadãos e grandes atletas”. O vereador Julinho Lopes também destacou a importância de eventos como os Jogos Infantis, “no passado, uma grande tradição em nossa cidade”.
Participam da atual edição dos Jogos Infantis as escolas municipais Prof. Aldo Zotarelli Junior, Ângela Mônaco Perin Aily, Celeste Calil, Profª Darci Reginatto, Prof. Denizzard França Machado, Profª Diva Marques Gouvêa, CAIC, Prof. Octávio José Chiossi, Sérgio Hernani Fittipaldi, Profª Suely Aparecida Marin, Prof. Sylvio de Araújo, Prof. Victorino Machado e Escola Municipal Eng.º Rubens Foot Guimarães (a Escola Agrícola).
O acendimento pira dos Jogos Infantis 2023 e o juramento do atleta foram conduzidos pelo atleta e professor Juliano Randal Furletti.
Foto: Divulgação